Tecnologia da SAP Revoluciona Desporto e Entretenimento

Uma experiência melhorada sobre os jogos desportivos com informação exclusiva e estatísticas está agora disponível para treinadores, atletas e adeptos

A SAP, empresa alemã líder mundial em aplicações de negócio, mostrou hoje em Lisboa, como é que a tecnologia de análise de dados em tempo real está a transformar o mundo do desporto e do entretenimento.

Desde treinadores a avaliarem o desempenho de um jogador durante um jogo ou treino a partir de um tablet, aos fãs a visualizarem as estatísticas dos seus ídolos a partir dos seus smartphones, tudo é possível com as tecnologias de informação que estão a entrar no desporto de alta competição.

“A entrada da tecnologia de negócios no domínio do desporto vai não só disponibilizar informação inteligente aos líderes desportivos, permitindo que aumentem o desempenho e rendimento das suas equipas e dos seus atletas, como também vai trazer uma melhoria da experiência para os sócios, fãs e meios de comunicação social”, refere Rui Gaspar, responsável de SAP HANA da SAP Portugal. “Adicionalmente, ao disporem desta tecnologia de análise de dados os clubes serão capazes de avaliar e interpretar grandes volumes de dados provenientes das redes sociais, de sensores e dispositivos em tempo real, factor fundamental para uma gestão de sucesso, e que engloba o desempenho desportivo, a venda de bilhetes, a reserva de estacionamento, o merchandising, entre outros”.

Tecnologia: A Nova Arma Secreta do Futebol

Em destaque na montra de tecnologia que chegou a Portugal num camião, preparado de raiz pela multinacional alemã e cujo percurso abrangerá 17 países europeus durante seis meses, está o projecto conjunto da SAP e da Associação Alemã de Futebol, que visa ajudar os jogadores da selecção alemã a atingir níveis de elevado desempenho e velocidade, graças à captura e análise de dados em tempo real, incluindo a análise espacial dos movimentos dos jogadores e visualizações de tácticas em 3D.

Isto só é possível utilizando a tecnologia SAP HANA, que faz a análise de grandes volumes de dados em tempo real. De facto, durante um treino, em apenas 10 minutos, 10 jogadores com três bolas podem produzir mais de 7 milhões de dados, que a SAP HANA pode processar em tempo real. Por sua vez, num único jogo, mais de 60 milhões de registos posicionais podem ser transmitidos, analisados e armazenados utilizando esta plataforma de processamento em memória.

Esta tecnologia da SAP permite fazer a análise de movimentos individuais e da equipa em tempo real, como distâncias percorridas, médias de velocidade, posse de bola, jogadas e tácticas de sucesso. Para aumentar a performance em todos os treinos, o acesso em tempo real a este tipo de informação dá aos treinadores a capacidade de adaptar e personalizar os treinos instantaneamente para cada jogador e equipa. Esta solução oferece também uma vantagem competitiva sem precedentes por disponibilizar informação sobre os pontos fortes e fracos das equipas adversárias, informação fundamental para os clubes ganharem as competições milionárias ou para formarem com o máximo de rigor jovens talentos e futuros activos dos clubes.

TSG 1899 Hoffenheim como Exemplo

É o caso do clube da primeira divisão alemã, TSG 1899 Hoffenheim, focalizado na formação e desenvolvimento de jovens talentos, que foi pioneiro na utilização desta tecnologia da SAP nos treinos da sua equipa de sub-19. Com uma filosofia de futebol baseada na agressividade do ataque e na velocidade de reacção, os treinadores, na posse da informação de desempenho de um jogador, quanto ao tempo de posse de bola e capacidade de finalização, podem controlar estas variáveis sem demora, durante o treino. Para além de disponibilizar análises rigorosas da evolução e desempenho dos jogadores, a SAP oferece aos treinadores uma solução baseada em dispositivos móveis e num portal de acesso a planos de treinos e a registos médicos, por exemplo.

Tecnologia Inovadora tem Aplicação sem Limites a Vários Desportos

Recorrendo a sensores colocados nos jogadores e em bolas ou apoiada por sistemas de monitorização “passivos”, esta tecnologia está também a ser aplicada no Ténis, na Vela, no Basquetebol e em outros desportos, como a Fórmula 1, com utilidade não só para jogadores, atletas ou treinadores, mas também para o público, no sentido de aproximar sócios e fãs aos seus clubes e ídolos, permitindo que se envolvam ainda mais e vejam mais desporto.

No ténis, a tecnologia da SAP está a ser utilizada pela WTA (Associação de Ténis Feminino) desde Agosto de 2013 para ajudar os treinadores a melhor preparar as suas tenistas, dando às jogadoras uma vantagem competitiva pela visão e análise detalhada das estratégias de jogo e respectivo desempenho, aproveitando uma grande quantidade de dados e estatísticas disponíveis, e, ainda, disponibilizar aos fãs e meios de comunicação social informação estatística, tendências e generalidades. Ainda no contexto do ténis, a SAP é o fornecedor oficial de aplicações móveis do Sony Open 2014 e criou uma app que permite aos fãs seguirem jogada a jogada ou verem repetições animadas em 3D.

Na vela, a colocação de sensores nos barcos permite aos espectadores seguirem em terra e em tempo real a competição a partir dos seus dispositivos de mobilidade.

No caso do basquetebol, a tecnologia SAP HANA permite que os fãs desenvolvam análises precisas das suas equipas e jogadores favoritos, bem como permite criar, comparar e ver todas das estatísticas da NBA que remontam até 1946. A SAP e a NBA criaram o NBA.com/stats para o público em geral. Através deste site, os fãs têm acesso a todos os dados estatísticos sob vários aspectos: desempenho do jogador, medidas do jogador, eficácia de lançamentos, entre outros.

SAP Inova em Quatro Áreas do Mundo do Desporto

Até ao momento, a SAP está a inovar na área dos desportos principalmente em quatro vertentes. As duas primeiras áreas de aplicação da tecnologia ao desporto são, por um lado, a monitorização e desempenho dos jogadores e equipas em tempo real e, por outro, a experiência dos fãs disponibilizando acesso a estatísticas, social media e análise de sentimentos nas redes sociais, com personalização de campanhas de marketing, com base no comportamento dos fãs e na interacção online com outros fãs através dos dispositivos móveis. Outra área de aposta é a aplicação da tecnologia ao CRM e vendas de bilhetes, onde o objectivo da SAP é disponibilizar aos gestores das equipas e organizadores de eventos uma visão de 360 graus do seu público, vendas de bilhetes, merchandising, campanhas e competições. E, por último, a área de resultados e operações de negócio, para os organizadores dos eventos, que engloba a gestão da informação logística, financeira e de recursos humanos em tempo real.

Sediada em Walldorf (Alemanha) e com escritórios em mais de 120 países, a SAP AG é líder mundial em software empresarial, ajudando mais de 258 mil clientes em 25 indústrias a melhorarem o funcionamento do seu negócio.

A SAP, presente no mercado português desde 1993, e actualmente com 220 colaboradores, conta com um forte ecossistema que abrange cerca de 50 empresas em Portugal e mais de 2200 profissionais qualificados.

Para informação adicional, visite: sap.com/sports.

Closing this window will discard any information entered and bring you back to the main page