SAP Desenvolve Serviços de Mobilidade Inovadores Para Connected Car

Como parte de um projecto de co-inovação, a SAP e o BMW Group Research and Technology desenvolveram uma infra-estrutura tecnológica inovadora para serviços de mobilidade em veículos. O protótipo de investigação é baseado na plataforma SAP HANA Cloud e irá fornecer serviços personalizados para os condutores em função da sua localização e itinerário. Esta colaboração faz com que a SAP esteja mais perto de tornar a sua visão sobre os connected car uma realidade. O anúncio foi feito no Mobile World Congress 2014, a decorrer entre 24 e 27 de Fevereiro em Barcelona, Espanha.

A plataforma da SAP baseada na Cloud funciona como uma ligação entre a BMW e os parceiros externos que fornecem serviços, como estacionamento, combustível, bebidas e comida. A informação dos vários parceiros é agregada num marketplace virtual que, no futuro, permitirá à BMW dar aos passageiros e condutores ofertas contextualizadas e personalizadas através do painel do veículo ou de dispositivos móveis. A solução da SAP vai permitir que os fornecedores de serviços combinem serviços e criem novas ofertas adaptadas às preferências pessoais dos condutores e passageiros.

Em conjunto com o BMW Group Research and Technology, a SAP desenvolveu um protótipo para casos de utilização de estacionamento e cupões no retalho. Com base no perfil do condutor e na localização do veículo, o sistema fornece um espaço adequado próximo do destino do condutor. Informação relacionada, como tarifas e adequação a veículos particulares, é também disponibilizada. Uma vez seleccionado o local de estacionamento pelo condutor, a localização é transmitida ao sistema de navegação para definição do itinerário.

No caso da utilização de cupões, o condutor recebe informação de propostas com base na sua localização, itinerário seleccionado e preferências pessoais. Informação detalhada sobre cada proposta é disponibilizada e a frequência com que é exibida pode ser controlada pelo condutor para evitar distracções enquanto se conduz. Os cupões podem ser marcados e, como no caso de utilização do estacionamento, a localização da loja pode ser transmitida directamente ao sistema de navegação para definição do itinerário. O cupão seleccionado é enviado para o smartphone do condutor e pode ser imediatamente resgatado no local da compra.

A visão da SAP é enriquecer constantemente a experiência do condutor e fornecer informação sobre comodidades que os consumidores esperam de um mundo conectado e social – dentro ou fora de um veículo. A plataforma SAP HANA Cloud ajuda as empresas não só a acelerar a entrega de produtos, como também a definir novos modelos de negócio e novos fluxos de receitas. Com uma plataforma estandardizada, os fabricantes de automóveis irão ter acesso a uma rede de prestadores de serviços, permitindo-lhes que desenvolvam e tirem partido da rede da SAP de fornecedores de serviços com pouco trabalho adicional.

O projecto é parte de uma iniciativa de investigação conjunta da SAP e do BMW Group Research and Technology.

Closing this window will discard any information entered and bring you back to the main page