SAP Lança Nova Versão da Plataforma de Mobilidade Para Desenvolvimento de Aplicações On Premise e na Cloud

Os clientes podem desenvolver, implementar e gerir, de forma rápida e rentável, aplicações móveis para utilizadores B2E, B2B e B2C com amplo conjunto de serviços e suporte para standards abertos

A SAP AG (NYSE: SAP) lançou recentemente a versão 3.0 da sua plataforma de mobilidade, SAP® Mobile Platform e uma versão para a cloud baseada na plataforma SAP HANA, como resposta à forte procura das empresas pelo desenvolvimento de aplicações móveis, seguras e económicas, tanto para soluções de licenciamento tradicional como para soluções disponibilizadas na cloud. Estas novas versões visam permitir uma incomparável produtividade e flexibilidade aos programadores, graças à disponibilização de um conjunto bastante amplo de serviços de plataforma, de arquitectura baseada em standards abertos, e de uma capacidade de integração com ferramentas de desenvolvimento de terceiros através da adopção de uma estratégia de “Bring-Your-Own-Tools” (BYOT). Milhões de programadores estarão melhor habilitados para criarem aplicações de mobilidade para colaboradores, empresas ou consumidores, sem necessitarem de investir tempo na aprendizagem de novas ferramentas e protocolos.

“A maioria das empresas de sucesso já se tornou móvel em muitos dos seus processos. Nesse sentido, para se manterem competitivas, as empresas vão precisar de avançar com rapidez para uma estratégia de mobilidade, à prova do futuro, numa plataforma integrada, aberta e de standards abertos”, afirma José Tavares, Mobile Business Developer da SAP Portugal. “Em conjunto com clientes e parceiros, desenvolvemos uma nova plataforma que não só permite reduzir o custo total de propriedade das TI, como também possibilita um custo de desenvolvimento por cada aplicação móvel muito mais baixo”.

Com 102 mil milhões de downloads de aplicações móveis previstos em 2013¹, muitos programadores preferem agora desenvolver aplicações para dispositivos móveis que para desktops.

"Estudos realizados por nós mostram que todas as aplicações serão móveis, tornando toda a gestão do ciclo de vida da aplicação crítica para a protecção do investimento em mobilidade", afirma Chris Marsh, Principal Analyst da analista de mercado Yankee Group. "As empresas procuram plataformas integradas, juntamente com standards abertos e interoperabilidade, para ganharem longevidade. As principais plataformas de aplicações móveis serão caracterizadas por arquitecturas abertas e extensíveis, uma gestão API e uma camada de orquestração de dados, bibliotecas de desenvolvimento alargadas, agnosticismo de ferramentas, infraestruturas e standards, teste e analítica integradas e um ecossistema rico".

Enquanto líder em apoiar as grandes e pequenas empresas a tornarem os seus negócios móveis², a SAP planeia oferecer uma das plataformas de desenvolvimento de aplicações móveis mais madura e comprovada do mercado. Para alargar a integração anterior da Sybase® Unwired Platform, a versão 3.0 da SAP® Mobile Platform integra as principais soluções de aplicações móveis da SAP – incluindo a tecnologia SAP NetWeaver® Gateway, o Sybase Mobiliser e o Syclo Agentry – para responder às actuais e futuras necessidades de utilização das aplicações móveis. Esta combinação visa fornecer às empresas de todas as dimensões e sectores de actividade, uma plataforma completa e altamente flexível, capaz de lidar com os requisitos de mobilidade relacionados com a concepção, construção, teste, implementação, escalabilidade e optimização de qualquer aplicação para qualquer utilizador.

Amplo Conjunto de Serviços de Plataforma

A SAP® Mobile Platform, ao disponibilizar uma solução competitiva para o desenho de aplicações móveis para profissionais, negócio ou consumidores, não exige reengenharia de processos, recursos e infraestrutura existente. A plataforma está desenhada para manter os programadores concentrados na criação de experiências atractivas de utilização baseadas em serviços de aplicações. Estes foram concebidos para incluírem serviços que funcionam em aplicações móveis, tais como autenticação, configuração, gestão do ciclo de vida, logging e integração de dados, bem como para atingirem funções mais específicas no âmbito das transacções comerciais, nomeadamente gestão de cupões, programas de fidelização, banca móvel ou localização geográfica. Um suporte orientado a meta-dados, nativos e híbridos, e a arquitecturas de aplicações de internet móvel e de SMS está também programado.

Plataforma Aberta Baseada em Standards

Para proporcionar uma experiência de utilizador para programadores sem necessidade de formação sobre novas ferramentas, a SAP® Mobile Platform destina-se a oferecer uma arquitectura preparada para o futuro com base em standards abertos e tecnologias abertas que integram as mais recentes tecnologias móveis. Estas incluirão capacidades offline usando o standard Open Data Protocol (OData), arquitectura OSGi com frameworks Spring e Equinox, repositório aberto Apache Cordova com plug-ins de plataforma, uso alargado de HTML5 em produtos e para criação de aplicações, e HTTP REST APIs usuais em todas as versões on-premise e cloud da plataforma.

Melhoria de Produtividade sem Precedentes para os Programadores

Para optimizar a produtividade enquanto se reduz o tempo de desenvolvimento e os custos de manutenção, os programadores poderão seleccionar as ferramentas de desenvolvimento preferidas, suportadas por kits de desenvolvimento de software (SDKs) fornecidos pela SAP e bibliotecas para construírem aplicações nativas e híbridas. As capacidades adicionais que ajudam a reduzir o custo total de desenvolvimento podem incluir os SDKs usuais para aplicações móveis on-premise e cloud, ambiente de desenvolvimento WYSIWYG para aplicações HTML5, suporte BYOT, integração de dados baseada em standards e suporte offline/sincronização.

Oferta Cloud Unificada para Inovação Mais Rápida e Simples

A versão cloud da SAP® Mobile Platform 3.0 é construída sobre a SAP HANA® Cloud Platform, uma Platform-as-a-Service (PaaS) aberta e baseada em standards, permitindo aos clientes e parceiros da SAP criarem e implementarem aplicações personalizadas nos centros de dados da SAP em todo o mundo. A versão cloud permite igualmente uma rápida implementação de aplicações nativas e híbridas, pré-configuradas e altamente escaláveis em dispositivos iOS, Android, Windows 8, Windows Phone 8 e BlackBerry. Como parte da SAP HANA® Cloud Platform, os utilizadores móveis da versão cloud terão também acesso a outros serviços, como analítica, integração, segurança e SAP HANA.

SAP Corre SAP® Mobile Platform

Internamente, a SAP conta com a capacidade única da SAP® Mobile Platform para escalar e apoiar mais de 55.000 dispositivos e 60 aplicações móveis em todas as funções de negócio, incluindo vendas, marketing, serviços, desenvolvimento e operações.

"Corremos mobilidade empresarial em escala e necessitamos de uma plataforma altamente segura e flexível para suportar os principais tipos de dispositivos móveis", afirma Mike Golz, CIO da SAP Américas. "A SAP® Mobile Platform é a solução líder da indústria que nos permite evoluir rapidamente com o mercado de mobilidade em rápida mudança. Prevemos benefícios significativos para os programadores, TI e negócio provenientes da última versão baseada na integração da mais avançada tecnologia de mobilidade da SAP numa única solução end-to-end".

Uma versão experimental gratuita de 30 dias da plataforma de mobilidade da SAP está disponível na SAP® Community Network no Developer Center for SAP Mobile Platform, assim como um curso gratuito de desenvolvimento de mobilidade está disponível em openSAP platform. A SAP quer também colaborar com os melhores e mais brilhantes programadores para construir uma comunidade de aplicações móveis extraordinárias e proporcionar ao vencedor do concurso de aplicações “Mobile Game On” uma viagem de sonho em 2014. Para saber mais, visite www.sap.com/mobile.

¹Gartner “Forecast: Mobile App Stores, Worldwide, 2013 Update” by Sandy Shen and Brian Blau, September 5, 2013
²Gartner “Magic Quadrant for Mobile Application Development Platforms” by Ian Finley, Van Baker, Ken Parmelee, David Mitchell Smith, Ray Valdes, Gordon Van Hulzen, August 7, 2013

Closing this window will discard any information entered and bring you back to the main page