Academy Cube Está Disponível Em Portugal Para Unir Jovens Talentos e Ofertas de Emprego; SAP Investe 3 Milhões de Euros

Universidades, empresas e instituições do mercado nacional associam-se à Academy Cube para formar estudantes, licenciados e profissionais nas áreas tecnológicas procuradas pelo mercado de trabalho

A iniciativa Academy Cube anunciou que a plataforma de e-learning, criada para colmatar a escassez de competências técnicas em tecnologias de informação e combater o desemprego jovem, está agora disponível para estudantes, licenciados e profissionais em Portugal e Espanha. A SAP AG, parceiro fundador desta iniciativa, anunciou também que está a investir 3 milhões de euros no lançamento da Academy Cube em 2013.

"O crescente desemprego jovem é um tema de grande preocupação e um problema que precisamos de resolver – não só os Governos, mas também os líderes empresariais", afirma Jim Hagemann Snabe, co-CEO e Membro do Conselho Executivo da SAP AG. "As novas tecnologias proporcionam grandes oportunidades para a inovação e para a criação de novos empregos, assumindo que podemos capacitar as pessoas com as competências necessárias. Com a Academy Cube, estamos a resolver a actual discrepância entre as competências que a indústria necessita e as qualificações dos jovens à procura de emprego – lançando as bases para uma Europa forte, vital e inovadora para o século XXI".

Objectivo é formar 100 mil jovens talentos com as competências de negócio que os empregadores procuram

A Academy Cube é apoiada por cerca de 30 empresas líderes dos sectores das Tecnologias de Informação e Industrial, instituições académicas europeias e entidades públicas que partilham o objectivo de dotar 100 mil jovens talentos com as competências de negócio que os empregadores procuram. Baseada na tecnologia do portefólio de Cloud da SAP, esta plataforma de e-learning une os estudantes às oportunidades de emprego das empresas parceiras e proporciona a formação avançada necessária para responderem às competências específicas das ofertas de trabalho.

Depois de uma fase-piloto bem-sucedida com 32 alunos, o foco inicial da Academy Cube está na formação e na inserção no mercado de trabalho dos jovens dos países do Sul da Europa, onde o desemprego jovem é superior a 50% em algumas regiões. Espera-se, com esta iniciativa, conseguir recrutar mais de 250 alunos até ao final do ano, para o curso online focado na digitalização crescente dos processos de produção, incluindo: 1) big data; 2) gestão de dados e business analytics; 3) software de gestão empresarial (ERP), logística e optimização da produção. Os currículos serão actualizados e adaptados com base nas necessidades dos alunos e das empresas empregadoras.

Como próximo passo, a Academy Cube tem como objectivo expandir-se para outros países europeus. Na Grécia, já começou um programa piloto com 10 participantes iniciais, e antes do final do ano estão previstos programas piloto na Irlanda, Itália e França.

Universidades, empresas e instituições portuguesas fazem parceria com suas congéneres internacionais

Desde o lançamento do programa em Março de 2013, o número de parceiros da Academy Cube quase que duplicou. Em Portugal, a Universidade do Minho, Instituto Superior de Engenharia do Porto, Associação Comercial de Lisboa, Câmara do Comércio e Indústria Luso-Alemã, Bosch Portugal e TICE Portugal já se associaram a esta iniciativa.

“O Instituto Superior de Engenharia do Porto não poderia deixar de aderir à Academy Cube, uma vez que a participação nesta iniciativa é uma sequência natural da nossa missão de promover a empregabilidade dos nossos graduados, oferecendo cursos com uma forte componente técnica e estruturados de acordo com as necessidades do tecido empresarial nacional”, afirma Prof. João Rocha, Presidente do Instituto Superior de Engenharia do Porto. “Com a Academy Cube vamos levar a nossa prioridade ainda mais longe, facilitando aos nossos alunos o acesso a formações complementares específicas de alguns sectores de actividade e promover a sua empregabilidade em empresas nacionais e multinacionais viradas para o mercado europeu e global”.

A Associação Comercial de Madrid, AHK Espanhola, iSQI, Learntesting, SAP TalentNet, Universidad Politécnica de Madrid, Universitat Politécnica de Valencia e ZVEI associaram-se recentemente a esta iniciativa. As instituições Portuguesas e Espanholas juntaram-se à SAP, Robert Bosch GmbH, Festo Didactic GmbH & Co.KG, LinkedIn, Microsoft Deutschland GmbH, Software AG, Federal German Employment Agency, German Research Center for Artificial Intelligence (DFKI), EIT ICT Labs, German Association for Information Technology, Telecommunications and New Media (BITKOM e.V.), Gesellschaft für Informatik e.V. (GI) e University of Duisburg-Essen.

Mais informações sobre a Academy Cube em www.academy-cube.eu.

Closing this window will discard any information entered and bring you back to the main page