SAP Investe em Tecnologia Portuguesa

FeedZai é um excelente exemplo de inovação de uma start-up portuguesa, em conjunto com grandes empresas globais

A SAP, líder mundial de software de aplicações empresariais, reforçou a sua aposta na FeedZai, start-up portuguesa produtora de software inovador para prevenção de fraudes e protecção de transacções electrónicas, através da sua empresa de capital de risco, SAP Ventures, com o objectivo de apoiar a expansão da empresa portuguesa e das suas soluções para mercados internacionais.

A FeedZai, por ter como génese o desenvolvimento de aplicações analíticas de grandes volumes de dados em tempo real, foi uma das primeiras 20 empresas a nível global a integrar o programa SAP Startup Focus, lançado há cerca de um ano para apoiar e acelerar o desenvolvimento de aplicações de gestão em tempo real na plataforma SAP HANA.

Sob a plataforma SAP HANA, a FeedZai alavanca técnicas modernas de processamento in-memory, disponibilizando um software que triplica a capacidade de detecção de fraude e permite aos clientes gastarem 4,5 vezes menos em custos de trabalho para rever falsos positivos, uma métrica chave de eficiência para os departamentos de fraude e risco. Adicionalmente, e contrastando com a abordagem tradicional de actualização semestral dos modelos analíticos, a tecnologia da FeedZai permite às instituições financeiras, aquando da primeira ocorrência, o bloqueio a novas tentativas de fraude.

“Quando lidamos com problemas tão críticos e em tempo real como a prevenção de fraude, temos de recorrer a tecnologia que ofereça um desempenho excepcional e um nível de segurança sem precedentes, e encontrámos isso na plataforma SAP HANA”, refere o CEO da FeedZai, Nuno Sebastião.

“Recebemos com grande satisfação e orgulho a decisão de investimento da SAP Ventures na FeedZai. A SAP está globalmente empenhada em criar parcerias tecnológicas inovadoras que tirem partido das capacidades únicas da plataforma SAP HANA para responder ao desafio de gerir processos de negócio e à tomada de decisões em tempo real em sectores como a banca, energia, retalho e telecomunicações”, refere Paulo Carvalho, Director Geral da SAP Portugal. “A FeedZai é um exemplo de sucesso para que outras empresas portuguesas, e em particular startups, apostem na inovação”.

Software da FeedZai de Prevenção de Fraude protege mais de 85 mil milhões de dólares em pagamentos electrónicos por ano para clientes da lista Global 2000

Com o apoio da SAP, a FeedZai, com sede em Coimbra e uma filial na América do Norte, no Estado da Califórnia, vai expandir a sua actividade como um negócio global, passando a ter uma equipa própria para este mercado. Com o produto disponível no mercado há apenas 18 meses, a FeedZai já obteve rentabilidade.

“A FeedZai disponibiliza uma solução ímpar, já com provas dadas na prevenção de fraudes e junto das instituições financeiras norte-americanas, que permite às organizações proteger novos cenários de pagamentos electrónicos, como é o caso dos pagamentos móveis. Como a supressão da fraude é um factor crítico para o mercado dos pagamentos móveis, estamos bem posicionados para crescer com os nossos clientes nesta mesma área”, afirma Nuno Sebastião, CEO da FeedZai.

A SAP, com este investimento na tecnologia nacional, junta-se aos investidores portugueses Novabase Capital, Espírito Santo Ventures e EDP Ventures que, em Maio de 2011, investiram na FeedZai.

Sobre a FeedZai
A FeedZai produz software que descobre e gere anomalias nos negócios. O software da FeedZai para Prevenção de Fraude integra capacidades analíticas de big data da próxima geração e disponibiliza no mercado o melhor bloqueio de fraudes em fracções de segundos, com a mais baixa percentagem de falsos positivos. A sua capacidade de aprendizagem automática identifica instantaneamente novos esquemas fraudulentos, impedindo transacções fraudulentas na primeira ocorrência, sem ter que esperar pela típica actualização semestral do modelo analítico. A Gartner premiou a FeedZai com o prémio “Cool Vendor” em reconhecimento do rápido sucesso comercial das suas soluções de big data. Alguns dos clientes da FeedZai são a Coca-Cola, Logica, Vodafone, Ericsson, SIBS Forward Payment Solutions, Horizon Wind Energy e Servebase Credit Card Solutions. Na América do Norte, a FeedZai tem sede em Redwood City, CA. www.feedzai.com.

Closing this window will discard any information entered and bring you back to the main page