SAP e Comissão Europeia Lançam Academy Cube

A Academy Cube, uma plataforma de aprendizagem online, oferece formação avançada para licenciados à procura de emprego.

Apoia a iniciativa Grande Coligação para a criação de qualificações e emprego no sector digital lançada pela Comissão Europeia.

Vai formar 100 mil “talentos” nas competências procuradas pelas empresas empregadoras.

A Academy Cube é impulsionada pelos principais parceiros da ciência e da indústria.

A Comissária Europeia para a Agenda Digital, Neelie Kroes, e o Co-CEO da SAP, Jim Snabe, lançaram hoje a “Academy Cube”, na CeBIT, Feira Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação, que está a decorrer em Hannover, na Alemanha. A Academy Cube é uma plataforma de internet que permitirá aos licenciados em ciências, tecnologia, engenharia e matemática adquirirem as competências específicas de Tecnologias de Informação procuradas pelos empregadores, juntando jovens talentos e empresas. Os licenciados europeus com formação académica nas áreas atrás descritas poderão utilizar esta plataforma para impulsionar a sua carreira. Inicialmente o foco estará nos jovens dos países do Sul da Europa, onde o desemprego jovem é superior a 50% em algumas regiões.

“O desemprego jovem é um dos desafios mais urgentes na Europa. A solução para este problema deve ser uma prioridade para as empresas, instituições e governos”, disse o Co-CEO da SAP, Jim Snabe. “Enquanto, por um lado, cada vez mais jovens com formação superior estão desempregados, por outro, a indústria enfrenta uma crescente escassez de trabalhadores qualificados com conhecimentos adequados em Tecnologias de Informação. O objectivo da Academy Cube é habilitar 100 mil jovens talentos com as competências de negócio que os empregadores dos sectores das Tecnologias de Informação e da Engenharia procuram. Especialistas de topo e um panorama vibrante nas Tecnologias de Informação são essenciais para fortalecer a competitividade futura da Europa”.

A Comissão Europeia prevê que a escassez de competências irá deixar a Europa com 700 mil postos por preencher em Tecnologias de Informação e Telecomunicações no ano de 2015. A Academy Cube vem contribuir directamente para esta iniciativa da Comissão Europeia que visa colmatar o défice de competências no sector europeu das Tecnologias de Informação. O programa permitirá aos jovens europeus a aquisição das competências necessárias e adequadas para uma carreira no sector das TIC ou, ainda, para os ajudar a tornarem-se empresários e empreendedores.

“A Academy Cube é um projecto muito bem-vindo para a Grande Coligação da União Europeia, cujo objectivo é a criação de Qualificações e Empregos na área digital”, disse Neelie Kroes na CeBIT. “Trata-se de uma espécie de parceria público-privada, necessária para combater o desemprego jovem e a escassez de competências na Europa. Incentivo outras empresas, universidades e agências de emprego da União Europeia a juntarem-se à Academy Cube e a iniciativas similares”.

A Academy Cube é uma plataforma de internet baseada na cloud que as empresas e instituições podem utilizar para fornecer formação e aprendizagem online, bem como para colocar ofertas de emprego. As pessoas que se encontram à procura de emprego podem utilizar a plataforma para obter as competências e as qualificações que a oferta de emprego de alta tecnologia exige. Além de que os potenciais empregadores irão saber que talentos estarão a contratar. Os cursos oferecem a qualidade que as empresas ambicionam e os estudantes são alvo de currículos padronizados. Outro benefício da Academy Cube é que esta direcciona os melhores candidatos para as melhores ofertas nas empresas parceiras.

Os estudantes podem, por sua vez, também conhecer as opções de carreira nos sectores da Indústria e das Tecnologias de Informação, permitindo-lhes que utilizem desde cedo a Academy Cube para adquirirem as competências de que necessitam para seguirem a carreira seleccionada. Os parceiros universitários terão a oportunidade de aumentar o seu perfil e alinharem-se mais estreitamente com o mercado de trabalho.

Esta iniciativa tem também como objectivo contribuir para a quarta revolução industrial, ou Indústria 4.0, a mudança massiva na produção para o digital. Para impulsionar a eficiência, as empresas estão a aumentar a utilização do software não só para fazerem funcionar as suas fábricas e máquinas, mas todas as suas cadeias de valor. A produção inteligente exige uma força de trabalho altamente qualificada, não só em conhecimentos de produção mas também em conhecimentos avançados de Tecnologias de Informação. Numa fase inicial, a Academy Cube oferece quatro currículos completos e 12 cursos para a Indústria 4.0. As áreas cobertas incluem a automação, a análise big data, produção e processos logísticos. O objectivo é aumentar o número de currículos para 50 no médio prazo. Para além da aprendizagem online, a Academy Cube prevê disponibilizar formação virtual, formação com formador e plataformas para ensino colaborativo.

Entre os fundadores da Academy Cube estão parceiros dos sectores das Tecnologias de Informação e Comunicação e da Indústria. Até à data os parceiros são: Festo Didactic GmbH & Co.KG, a rede social LinkedIn, Microsoft Deutschland GmbH, Robert Bosch GmbH, Software AG, ThyssenKrupp AG, a Federal German Employment Agency, o German Research Center for Artificial Intelligence (DFKI), EIT ICT Labs, a German Association for Information Technology, Telecommunications e New Media (BITKOM e.V.), Gesellschaft für Informatik e.V. e a University of Duisburg-Essen.

Após este lançamento na CeBIT 2013, mais parceiros irão juntar-se a esta plataforma de aprendizagem online, bem como serão adicionados mais conteúdos. A maioria da informação está disponível em Inglês e em Alemão, mas também será disponibilizada noutras línguas. A Academy Cube corre numa solução de gestão de ensino desenvolvida pela SuccessFactors, uma empresa SAP. A plataforma garante a protecção de dados, confidencialidade e os requisitos de conformidade.

Mais informação sobre a Academy Cube disponível em www.academy-cube.eu.

Citações de Parceiros da Academy Cube

Christoph Kübel, member of the board of management and director of industrial relations, Robert Bosch GmbH:
“A nossa tecnologia «Invented for Life» pretende também criar valor acrescentado num mundo ligado. É por isso que as Tecnologias de Informação são uma área de actividade em crescimento na Bosch. Hoje em dia, um em cada quatro associados de investigação e desenvolvimento trabalha em software. Num mundo em que as máquinas e cadeias de valor inteiras estão interligadas, precisamos de associados que possam contribuir com experiência - do mundo da Indústria e das Tecnologias de Informação. A Academy Cube é um elemento importante para formar jovens talentos para este projecto”.

Dr. Theodor Niehaus, Managing Director, Festo Didactic:
“Estamos a participar na Academy Cube com os nossos programas internacionais de formação. Muitos dos nossos programas de formação baseados na Web sobre Lean Management e Optimização de Processos estarão disponíveis para a formação de engenheiros e técnicos na plataforma, e estamos ansiosos por todos os desenvolvimentos neste projecto!”.

Dr. Marianne Janik, Senior Director Public Sector, Member of the Board of Management, Microsoft Deutschland GmbH:
“Há muitos anos que a Microsoft apoia a promoção de iniciativas de formação. Juntos com políticos de educação, especialistas, escolas, professores, pais e estudantes temos como objectivo melhorar as condições de educação e consequentemente as oportunidades futuras dos nossos filhos. Investimos em programas ao longo de todos os processos de aprendizagem: desde os primeiros anos e escola primária até a programas avançados de desenvolvimento profissional. A nova aliança Academy Cube é outra plataforma chave para combater a escassez de competências no sector das Tecnologias de Informação”.

Professor Dr. Heimo Adelsberger, Chair of Information Systems, University of Duisburg-Essen:
“A Universidade de Duisburg-Essen tem bastante interesse em assegurar que os resultados da investigação fluam directamente para a sociedade. Ao participar na Academy Cube os licenciados de todos os países da União Europeia têm a vantagem de beneficiarem da nossa experiência em investigação e ensino. Consideramos a aprendizagem possibilitada pela tecnologia (Technology-Enhanced Learning) não só como uma tecnologia que permite a transferência de conhecimentos mas também como uma oportunidade em que os jovens podem desenvolver novas competências em cenários de aprendizagem culturalmente sensíveis”.

Markus Schwarz, Senior Vice President and Global Head, SAP Education:
“Do lado da SAP, o programa Academy Cube será co-liderado por Stephan Fischer (Investigação Aplicada), Ann Rosenberg (Alianças Universitárias) e por mim próprio. A SAP Education está a apoiar o programa ao fornecer os conteúdos dos seus módulos de formação e os currículos dos cursos que cobrem os produtos e as soluções da líder de software empresarial alemã, incluindo a crescente gama de ofertas de formação e certificação para SAP HANA. A SAP Education e os seus parceiros têm dado formação a pessoas desempregadas em Espanha, Alemanha, Suíça e Bélgica há vários anos. A nossa participação no programa Academy Cube é uma extensão natural da forte colaboração que a SAP Education tem já com algumas agências de emprego e universidades em Espanha e na Alemanha, com o objectivo comum de empregar jovens no sector das Tecnologias de Informação, através da actualização das suas competências”

Closing this window will discard any information entered and bring you back to the main page