Indústria 4.0: Bosch e SAP anunciam acordo de parceria

SAP e Bosch colaboram conjuntamente em soluções de software e tecnologias cloud

  • Parceria estratégica e tecnológica, de longo prazo, que visa aumentar os benefícios para os clientes
  • SAP adiciona a sua base de dados SAP HANA® à Cloud de IoT da Bosch
  • Os micro serviços de IoT da Bosch passam a estar disponíveis na SAP HANA Cloud Platform
  • Bosch é especialista na conetividade de dispositivos e a SAP domina as aplicações de IoT
  • Ambas as empresas estabelecem padrões como membros do Industrial Internet Consortium (IIC) e da plataforma de Indústria 4.0 na Alemanha

Robert Bosch GmbH e a SAP SE (NYSE: SAP) acabam de formar uma parceria estratégica para a Internet of Things (IoT) e Indústria 4.0. Ambas as empresas pretendem expandir a sua colaboração em tecnologias cloud e soluções de software. Uma abordagem conjunta que promete acelerar os processos de fabrico e logísticos, assim como aumentar a segurança e qualidade dos produtos e serviços para os clientes.

“De forma a fazer ainda um melhor uso do grande potencial que a indústria conectada representa, as empresas internacionais devem cooperar, como nunca, de forma ainda mais estreita e basear essa cooperação em padrões abertos,” referiu Dr. Volkmar Denner, CEO da Bosch, no momento da assinatura do memorando de entendimento.

Bernd Leukert, membro do conselho de administração da SAP, responsável pela área de produto e inovação, acrescentou “as novas soluções que oferecem um elevado grau de benefícios para os seus clientes, irão surgir somente quando as empresas se concentrarem nos seus esforços e principais competências e, também, aliarem as suas respetivas forças.”

Os clientes beneficiam de soluções novas e inteligentes

Com esta parceria, planeia-se permitir aos clientes a utilização da base de dados SAP HANA na Cloud de IoT da Bosch. O objetivo é processar grandes quantidades de dados para as aplicações IoT em tempo real. Adicionalmente, a Bosch e a SAP irão trabalhar de forma a combinar no futuro o seu conhecimento de software e de cloud. Os micro serviços IoT da Bosch passarão a estar disponíveis na SAP HANA Cloud Platform, como forma de conectar diferentes dispositivos e componentes. Isto permitirá uma conectividade segura e mais eficiente em veículos, maquinaria de fabrico, ou ferramentas, com diversas e, preferencialmente, plataformas abertas. O objetivo é sempre de oferecer serviços novos e inteligentes aos clientes.

Por exemplo, chaves de fendas sem fios conectadas podem relatar a sua localização, até ao centímetro, ao sistema de produção, que pode depois selecionar o torção apropriado a cada tarefa da chave de fendas. O resultado é um aumento da eficiência na produção. As bases de dados como SAP HANA são um pré-requisito para guardar, processar, analisar e apresentar vastas quantidades de dados da indústria conectada. Todos os sistemas que a Bosch e a SAP desenvolvem estão focados, acima de tudo, na segurança e na privacidade. Ambas empresas protegem a informação do cliente com tecnologia de ponta. Os clientes podem decidir quando querem que a informação pessoal esteja disponível, ou quando é que a mesma deve ser apagada.

Indústria 4.0 apela à padronização das condições

“Para implementarmos soluções de IoT e Indústria 4.0 universalmente, necessitamos de padrões e arquiteturas de referência,” afirma Denner. Sobre o tema da padronização, Denner e Leukert manifestaram o seu apoio para uma coordenação estreita, orientada à internacionalização, com o Industrial Internet Consortium (IIC) e com a plataforma da Indústria 4.0 baseada na Alemanha. O objetivo é instituir um conjunto de condições padronizadas que irá apoiar a interoperabilidade das máquinas no universo industrial. “Redes experimentais conjuntas são uma abordagem comprovada e fiável para alcançar esse objetivo, com parceiros a trabalhar de forma articulada nos testes de interação de sensores, máquinas, software e tecnologia cloud e daí derivar os necessários padrões,” referiu Leukert.

Redução de custos, aumento da eficiência

Um exemplo específico de cooperação entre as duas empresas internacionais é o caso dos dados de posição das empilhadoras, que permite aumentar a transparência e a eficiência na logística. Numa das experiências existentes, coordenadas pelo IIC e conhecida como Track and Trace, é atualmente possível determinar, em tempo real e ao centímetro, a localização das empilhadoras nos grandes armazéns, hangares de aviões ou em complexos industriais. Zeno Track, uma start-up fundada pela Bosch, localiza com precisão as empilhadoras, pela utilização de câmaras vídeo, GPS, scanners de laser, rádio e sensores conectados de movimento. Os dados de localização são transferidos através da Cloud IoT da Bosch para a aplicação SAP Vehicle Insights, um sistema de gestão de frotas. Como resultado, as frotas de veículos podem ser geridas de forma inteligente e de modo a suportar melhor o planeamento e a execução de ordens de transporte ou o agendamento de ações de manutenção. Tal reduz os custos e aumenta a eficiência. A cooperação entre a Bosch e a SAP vem demonstrar como a interação de sensores e software permite a criação de novos serviços que vão além das fronteiras das empresas individuais.

Tecnologias de Plataforma são pilares para a Internet of Things

Além disso, as duas empresas planeiam desenvolver mais soluções em áreas como a condução automatizada e conectada. Esse processo produz uma grande quantidade de informação que tem de ser avaliada rapidamente e de forma fiável. “As bases de dados e as tecnologias de plataforma são pilares fundamentais na construção de novas soluções na Indústria 4.0 e na Internet of Things. Gostaríamos de colocar estes pilares estruturais à disposição dos clientes, parceiros e utilizadores de todo o mundo”, referiu Leukert. Denner continuou afirmando que “a Bosch pode recorrer a uma vasta experiência em sistemas de sensores nas áreas de mobilidade, fabrico, bens de consumo e conectividade. Ao combinarmos tudo isto, ambicionamos ajudar os nossos clientes a gerar novas vendas”.

Primeiro encontro IIC na Alemanha de 19 a 24 de setembro

A Bosch e a SAP são membros europeus líderes do IIC. Esta rede internacional de empresas e universidades está a levar a cabo a implementação da IoT em diversas áreas, incluindo o fabrico industrial. O IIC está a organizar o seu primeiro encontro na Alemanha, de 19 a 24 de setembro. A SAP e a Bosch apoiam a cooperação entre o IIC e a plataforma da Indústria 4.0 na Alemanha.

Internet:
Mais informação sobre Track and Trace: http://bit.ly/1AfaBfh
Mais informação sobre Zeno Track: http://bit.ly/1qmstln
Mais informação sobre a Bosch IoT Cloud: http://bit.ly/2cqbI1M
Mais informação sobre a SAP Vehicle Insights: http://bit.ly/2c0IBFL
Mais informação sobre a IIC: http://bit.ly/1m8ohh3

Closing this window will discard any information entered and bring you back to the main page