SAP desenvolve novas aplicações para Seleção Alemã repetir sucesso do Campeonato do Mundo no Europeu de Futebol

Duas novas aplicações, que disponibilizam informação aprofundada sobre as equipas adversárias, foram desenvolvidas para ajudar a Seleção Alemã de Futebol a preparar as suas táticas de jogo, antes e durante cada partida

A SAP e a Seleção Alemã de Futebol (DFB) acabam de revelar um conjunto inovador de tecnologias e protótipos que estão a ser utilizadas no treino e preparação da equipa, assim como na análise aprofundada dos seus adversários durante o Campeonato Europeu de Futebol.

A parceria da SAP com a Seleção Alemã de Futebol, com início em 2013 e que ajudou a equipa a sagrar-se Campeã do Mundo de Futebol em 2014, estende-se agora ao Campeonato Europeu de Futebol, através de dois novos protótipos tecnológicos, desenvolvidos exclusivamente para a Seleção Alemã de Futebol, com base na tecnologia SAP HANA Cloud Platform e que farão parte da solução SAP Sports One:

  • SAP Challenger Insights – ajuda a equipa alemã a preparar-se para cada jogo do Campeonato Europeu, ao fornecer um conhecimento profundo, com base em dados analíticos, das formações e tendências ofensivas e defensivas de cada equipa rival. Esta informação permite aos treinadores e selecionador analisarem as características das táticas dos adversários e criar um plano de jogo para a equipa. A informação está disponível através de iPads, que todos os jogadores têm nos seus cacifos, antes e durante o intervalo de cada jogo, fornecendo-lhes o possível plano de jogo das equipas adversárias e o acesso a referências de táticas anteriores através de repetições em vídeo.
  • Penalty Insights Function – uma nova funcionalidade que fornece aos guarda-redes e respetivos treinadores todas as informações do comportamento tático relacionado com os penaltis de todas as equipas e jogadores presentes no campeonato. A equipa pode pesquisar o top cinco (ou um intervalo superior) dos jogadores adversários que têm mais probabilidades de marcar os penaltis, as áreas da baliza para onde costumam bater a bola, o tipo de remate e como o jogador avança para o remate. É possível ainda observar vídeos correspondentes em tempo real.

Adicionalmente, a SAP fez também diversas melhorias nas tecnologias que a Seleção Alemã de Futebol já tinha utilizado no Campeonato do Mundo, em 2014, nomeadamente:

  • A funcionalidade Match Insights, que é standard na solução SAP Sports One, inclui agora um novo dashboard para um mais fácil acesso aos jogos anteriores da Seleção Alemã e dos futuros adversários. Inclui ainda uma interface de utilizador melhorada e integração com a aplicação SAP Team One, para partilha de sequências únicas entre jogadores da Seleção Alemã e ligação a uma biblioteca de media central através da Cloud.
  • A SAP Team One App, que também faz parte da solução SAP Sports One, foi melhorada para permitir aos jogadores partilharem vídeos e imagens, facilitar a comunicação interna entre a equipa e a participação em salas de conversas individuais – quer sejam entre treinadores, entre selecionador e jogadores ou entre toda a unidade defensiva da Seleção Alemã.

Bernd Leukert, membro do conselho de administração da SAP realça que “a digitalização influencia toda a economia e sociedade e está também a entrar no mundo do desporto. A SAP e a Seleção Alemã de Futebol uniram-se para liderarem esta transformação digital e levar o futebol a um novo nível. Com a aplicação SAP Challenger Insights e a função Penalty Insights para SAP Sports One, estamos a colocar o poder dos dados e da informação em tempo real diretamente nas mãos dos selecionadores, treinadores e jogadores.”

Oliver Bierhoff, gestor da Seleção Alemã de Futebol e embaixador da SAP refere que “em conjunto com a SAP, criámos um plano de jogo que coloca o poder da informação em tempo real nas nossas mãos, contribuindo para ganharmos uma vantagem competitiva.”

De seguida, apresentamos múltiplos links com os diversos vídeos relativos às tecnologias em ação:

Closing this window will discard any information entered and bring you back to the main page