SAP IoT liga o mundo e torna possível negócios em tempo real

A SAP anuncia um plano de investimento de 2 mil milhões de euros em Internet of Things, que passa por inovações ao nível da sua oferta, aquisições e por uma rede de Laboratórios SAP IoT

A SAP SE (NYSE: SAP) anuncia planos de investimento de 2 mil milhões de euros durante os próximos cinco anos para ajudar as empresas e as entidades governamentais a beneficiarem da proliferação de sensores, dispositivos inteligentes e Big Data, que está a transformar os negócios através da Internet of Things (IoT). A SAP planeia acelerar a inovação do seu portefólio de soluções IoT, incrementar as vendas e o marketing, graduar o serviço, o apoio ao cliente e a co-inovação, assim como apoiar o crescimento do seu ecossistema de parceiros e startups do mercado de IoT, cujo valor alcançará os 250 mil milhões de euros em 2020.

“Com mil milhões de dispositivos conectados, temos agora o potencial de redesenhar a sociedade, a economia e o ambiente”, refere Bill McDermott, CEO da SAP. “O SAP HANA é a plataforma de dados que sabíamos ser capaz de melhor explorar a Internet of Things. A SAP está hoje a realizar mais um forte investimento exatamente para ajudar os nossos clientes a tirarem vantagem dos negócios em tempo real. Apenas a SAP capacita as empresas a inovarem desde o seu núcleo até aos extremos e redes do respetivo negócio”.

SAP® IoT: Da informação ao conhecimento, ação e negócio em tempo real

Apesar das empresas e entidades governamentais terem um acesso sem precedentes a mais informação em tempo real, ainda têm dificuldade em interligar tudo, ao longo das diversas localizações operacionais, unidades de negócio e equipas funcionais. A SAP IoT pretende dar sentido ao Big Data a partir da multitude de coisas através de soluções de IoT, que aplicam a aprendizagem de máquina e integram o núcleo das aplicações de negócio SAP S/4HANA. A SAP IoT inclui soluções que ligam pessoas, parceiros, coisas e o ambiente físico, permitindo às organizações expandir e enriquecer os processos de negócio com inteligência em tempo real e em simultâneo; para que possam ver onde estão as oportunidades, como alcançar novas eficiências operacionais e imaginar novos modelos de negócio, produtos e serviços, que proporcionam valor aos clientes e stakeholders de forma mais imediata. A SAP IoT procura permitir negócios e sociedades ligadas, em áreas urbanas e rurais, abrangendo agronegócios, infraestruturas e indústrias de energia, saúde, defesa, produção industrial, grande consumo e transportes.

Inovação em novas soluções: Pacotes de soluções para a Indústria 4.0

A SAP está a apresentar pacotes de soluções para a Indústria 4.0, com foco nas soluções IoT, para possibilitar aos clientes implementarem estratégias de negócio digital. O pacote jump-start é desenhado para iniciar a conetividade operacional e do sistema de negócio, como base para monitorizar a eficiência do equipamento e fornecer conhecimento aprofundado sobre as operações produtivas. O pacote accelerator tem também esta funcionalidade à qual se juntam a capacidade de execução e produção automatizada, sem papéis, controlo do ambiente pelo suporte do planeamento e da execução da produção, gestão analítica de desempenho e manutenção avançada de fábricas. Ambos os pacotes, já disponíveis, são complementados pela aplicação SAP Distributed Manufacturing para serviços adicionais de fabrico via impressão 3D. A SAP planeia introduzir mais tarde um terceiro pacote, o “advanced”, que pretende fornecer conhecimento e controlo avançado de produção, funcionalidades de aprendizagem de máquina e análise preditiva para operações de qualidade e manutenção. A SAP planeia também pacotes de soluções IoT que respondam às operações digitais específicas para cidades, agricultura e sector energético.

Inovação em IoT: PLAT.ONE, Fedem

A SAP IoT fornece um conjunto completo de tecnologia integrada, desde dispositivos de ligação até às aplicações de Internet of Things, rede de negócios e camadas de processos de negócios, melhoradas pela aprendizagem de máquina e análise preditiva. A SAP adquiriu PLAT.ONE, um fornecedor de IoT que simplifica o processo de criar, implementar e gerir soluções de IoT complexas. Fundada no norte de Itália, a PLAT.ONE fornece especialização e tecnologia para acelerar a disponibilização de capacidades-chave de IoT na SAP HANA Cloud Platform, tais como gestão avançada do ciclo de vida de dispositivos IoT, vasta conectividade de dispositivos, capacidades de IoT que trabalham facilmente com um back-end na cloud, segurança baseada em funções e ferramentas de desenvolvimento rápido para aplicações IoT.

Também recentemente a SAP adquiriu a Fedem Technology, uma empresa norueguesa especializada em análises de engenharia avançada e construção de software para simulação dinâmica de múltiplos corpos e cálculo do tempo de vida de estruturas e sistemas mecânicos, que estão sob influência de cargas complexas. Com esta aquisição, a SAP planeia construir uma solução completa de IoT, na qual um avatar digital representa continuamente o estado dos ativos operacionais através de informação oriunda de sensores, substituindo a necessidade de inspeção física por uma inspeção digital. Adicionalmente, a solução está preparada para considerar forças complexas no processo e detetar consequências instantâneas de eventos isolados e o impacto a longo prazo na “saúde” das cargas cíclicas, tornando possível uma fiável monitorização dos requisitos de manutenção e estimativa da durabilidade dos diversos ativos.

SAP IoT Labs: Possibilitar uma transformação IoT global

A SAP planeia estabelecer localizações em todo o mundo para colaborar na Indústria 4.0 e no IoT, com clientes, parceiros e startups. Os laboratórios da SAP IoT pretendem ser “instituições-farol” e pontos de acesso primário para investigação em IoT, desenvolvimento, modelação e incubação de provas-de-conceito com showcases de IoT, liderança, experiência e infraestrutura para estratégia e, ainda, co-inovação de produtos. A SAP planeia aumentar o investimento em consultoria e transferência de conhecimento através de consultoria dedicada a adoção de inovação e em universidades IoT. As localizações previstas são Berlim, Joanesburgo, Munique, Palo Alto, São Leopoldo e Shanghai, com a SAP e parceiros especialistas em áreas específicas de IoT em cada região, tais como Indústria 4.0, logística, cidades e agricultura digital. Os laboratórios têm como objetivo fornecer aos clientes recursos para inovar, incluindo especialistas em design thinking, workshops, e demos interativas de tecnologia IoT, incluindo sistemas autónomos (como drones e robótica), segurança IoT, aprendizagem de máquina e impressão 3D.

Closing this window will discard any information entered and bring you back to the main page