Visit the SAP News Center »

View Results

1-10 of 2770 Results Next ›

SAP Brasil investe em Design Thinking

A consultoria MJV é a primeira parceira brasileira da SAP na aplicação da metodologia, um dos destaques do SAP Forum Brasil

São Paulo - A SAP Brasil e a consultoria MJV Tecnologia e Inovação acabam de anunciar a conclusão de uma parceria. Pelo acordo, a MJV torna-se a primeira consultoria brasileira a firmar parceria com a SAP na área de Design Thinking, conjunto de métodos e processos focado no usuário, para geração de soluções inovadoras. Como parte da parceria a MJV está iniciando o processo de treinamento de consultores nos produtos HANA e BI com o objetivo de transformar as soluções inovadoras identificadas em campo.

A SAP globalmente vem usando a metodologia de Design Thinking e, desde 2011, ela vem sendo utilizada pela SAP Brasil na criação de soluções específicas para clientes, tornando-se um padrão a ser seguido por parceiros focados em inovação, como a MJV. “Há cerca de três anos incorporamos inovação como área de negócio e, depois de algumas pesquisas, descobrimos que a SAP estava começando a utilizar o Design Thinking, tema de interesse do próprio Hasso Platner, fundador da companhia”, conta Adriana Malamut Adissi, CMO (Chief Marketing Officer) da MJV.

A partir daí, a aproximação foi natural. A executiva conta que a consultoria percebeu que a metodologia seria a próxima onda. “Depois de dois anos, chegamos à parceria, que é voltada à oferta de serviços que incorporem o Design Thinking focado em geração de inovação alavancando o portfolio da SAP para transformar a inovação em realidade”, explica. Na prática, a MJV passa a se envolver em projetos SAP que façam uso da metodologia. Além disso, a consultoria também acaba de ser incorporada como parceiro de serviços em HANA e Business Intelligence.

Para Alberto Oppenheimer, diretor de soluções da SAP Brasil, o uso da metodologia Design Thinking deve mudar, cada vez mais, o modo como a SAP trabalha com seus clientes, ajudando a descobrir seus desafios de forma colaborativa, identificando o valor oculto para o negócio e alavancando o portfolio de inovação da SAP para transformar as ideias em soluções tangíveis. “No modelo tradicional, tínhamos sapatos em nosso estoque e o cliente tinha que escolher qual servia nele. Com o Design Thinking, fabricamos o sapato mais confortável para os pés de nossos clientes baseado na experiência deles”, compara.

SAP Forum Brasil
A parceria, bem como a metodologia Design Thinking, serão apresentadas durante o SAP Forum Brasil, que ocorre entre os dias 19 e 21 de março, em São Paulo, e deve reunir mais de 8.000 pessoas no Expo Center Transamérica. No evento, a equipe da MJV montará um “aquário” no centro da conferência, onde apresentará o que é Design Thinking e como aplicá-lo em negócios. Além de uma completa apresentação do ciclo de inovação, os participantes do evento também poderão entender de que forma empresas podem usar o Design Thinking para obter soluções que as ajudem a enfrentar desafios em diversas áreas.

Para isso, o espaço contará com uma programação especial, que vai apresentar a metodologia em detalhes e de forma lúdica, baseada em post-its coloridos para os interessados. Além disso, haverá mais de 200 sessões – as Info Sessions – de 15 minutos cada, onde serão apresentadas as mais diversas possibilidades oferecidas pelo conceito.

Ainda no SAP Forum, o Design Thinking terá aplicações práticas apresentadas em um espaço divido em categorias de mercado, o Demo Ground. Ali serão apresentadas aplicações baseadas em cinco categorias: Banco de Dados & Plataforma Tecnológica; Mobilidade; Soluções Analíticas; e Aplicações.

Para os interessados em vivenciar o uso de Design Thinking, no segundo e terceiro dia do evento haverá uma sala, com capacidade para cerca de 60 pessoas, onde duas vezes por dia acontecerão sessões práticas. Estas sessões terão a Copa do Mundo como tema e, durante sua realização, os participantes usarão a metodologia para discutir alternativas e soluções para problemas relacionados às áreas de logística, segurança, legado social, rentabilidade e atração de público.

O que é Design Thinking
Adotado por indivíduos e organizações, principalmente no mundo dos negócios, bem como em engenharia e design contemporâneo, o design thinking tem visto sua influência crescer entre diversas disciplinas na atualidade como uma forma de abordar e solucionar problemas. Sua principal premissa é que ao entender os métodos e processos que designers usam ao criar soluções, indivíduos e organizações seriam mais capazes de se conectar e revigorar seus processos de criação a fim de elevar o nível de inovação.

Assim, ao utilizar métodos e processos explorados por designers, a metodologia Design Thinking busca diversos ângulos e perspectivas para a solução de problemas, priorizando o trabalho colaborativo em equipes multidisciplinares em busca de soluções inovadoras. Dessa forma, busca-se “mapear a cultura, os contextos, as experiências pessoais e os processos na vida dos indivíduos para ganhar uma visão mais completa e, assim, melhor identificar as barreiras e gerar alternativas para transpô-las”. Para isso, o Design Thinking propõe que um novo olhar seja adotado ao se endereçar problemas complexos, um ponto de vista mais empático que permita colocar as pessoas no centro do desenvolvimento de um projeto e gerar resultados que sejam mais desejáveis para elas e, ao mesmo tempo, sejam financeiramente interessantes e tecnicamente possíveis de se transformar em realidade.

Sobre a MJV
Há mais de 17 anos no mercado e com mais de  300 funcionários, a MJV Tecnologia e Inovação é uma empresa especializada em gerar soluções de negócio inovadoras. A companhia utiliza a inovação como catalizadora na busca por resolver gargalos empresariais com o objetivo de alcançar resultados significativos e gerar novas oportunidades de negócio. Para tanto, possui expertises nas áreas de Inovação em Negócios, Integradora Mobile e Tecnologia da Informação. A consultoria em INOVAÇÃO EM NEGÓCIOS utiliza o Design Thinking para desenvolver e implementar soluções realmente eficazes, que otimizam custos e geram novas receitas e modelos de negócio. A INTEGRADORA MOBILE desenvolve soluções aplicáveis a plataformas celulares, coordena sua implementação e pleno funcionamento junto às principais operadoras de telefonia do país, e as conecta a 190 milhões de consumidores. A Consultoria em TECNOLOGIA é a base da empresa. Criada há 17 anos, oferece serviços em Tecnologia da Informação e Business Intelligence para empresas de grande porte, principalmente nos segmentos bancário, de seguros e de varejo.

Sobre a SAP
Como líder do mercado mundial de aplicações de software empresarial, a SAP (NYSE: SAP) ajuda empresas de todos os tamanhos e setores do mercado a funcionar melhor. Ao abranger desde a operação à análise executiva e de desktops até dispositivos móveis, a SAP capacita pessoas e organizações a trabalhar juntas e a explorar os negócios com mais eficiência para manter-se à frente da concorrência. Os serviços e aplicativos da SAP dão a mais de 232 mil clientes no mundo (incluindo aqueles provenientes da aquisição da SuccessFactors) condições para operar, decidir, adaptar e colaborar melhor e crescer com sustentabilidade. Para mais informações, acesse www.sap.com.br, a sala de imprensa http://brasil.news-sap.com/ e siga no Twitter @SAPNotíciasBR.

Informações para a imprensa
Grupo TV1 - Assessoria de Imprensa da SAP Brasil
Laura Gonçalves, lgoncalves@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0353
Raquel Arruda, rarruda@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0354
SAP Brasil
Cris Brito, cris.brito@sap.com, Tel. 11 5503-3138
Luciana Coen, luciana.coen@sap.com, Tel. 11 5503-2554

Closing this window will discard any information entered and return you back to the main page