Visit the SAP News Center »

View Results

1-10 of 2885 Results Next ›

SAP Business One apoia expansão da churrascaria Fogo de Chão

Sistema de gestão para pequenas empresas garante prazo de processos contábeis

São Paulo - A rede de churrascaria Fogo de Chão implementou o SAP Business One para o gerenciamento das operações no processo de ampliação e no crescimento do número de lojas. A expansão da rede exigia uma complexidade nos processos para manter em dia a administração no Brasil e reportar os números aos investidores americanos. Diante da necessidade de uma gestão organizada e de alto desempenho, a rede investiu na solução SAP para aumentar a eficiência da organização e conferir o sucesso do empreendimento.

De acordo com o diretor da FDC, Marcelo Macedo, a contabilidade da rede hoje é totalmente confiável, o que significa que os números reportados aos investidores refletem a realidade da companhia. “Nossos números são gerados on-line e, nas primeiras horas do dia, já sabemos como foi o desempenho de todas as casas no dia anterior”, revela.

O executivo lembra que, na época da aquisição do SAP Business One, em janeiro de 2009, um dos maiores problemas da empresa era o fechamento contábil, que levava 15 dias para ser efetuado. Até então, a ferramenta utilizada era de um pequeno fornecedor, que não conseguia atender às várias áreas da empresa, como financeiro, contábil, compras e estoque. “Escolhemos a SAP porque o produto se adequava às leis de conformidade, como a SOX, e porque a empresa nos oferecia a segurança de investir em um produto que teria suporte por muito tempo”, lembra Macedo.

Décio Krakauer, CEO da Ramo Sistemas, parceiro SAP responsável pela implementação na rede Fogo de Chão, lembra que o SAP Business One ajudou a atender a algumas necessidades específicas do cliente. “Alguns exemplos foram os processos de compras e fiscal, muito parecidos com os realizados na indústria”, diz Krakauer. Além disso, o sistema também atendeu a necessidades específicas, como:

  • Fechamento do caixa dentro de cada casa e integração com o SAP Business One
  • Administração de todo recebimento das administradoras de cartão de crédito
  • Controle de estoque, inclusive consignados (vinhos)
  • Acompanhamento on-line de todo processo de compra com fornecedores
  • Contabilidade sendo fechada em três dias após o encerramento do mês
  • Informações sobre o movimento de cada casa logo na manhã seguinte ao fechamento do caixa

Krakauer lembra que o processo de implantação levou quatro meses, envolvendo uma equipe de cerca de 20 pessoas. “Participaram 15 usuários-chave da FDC, três consultores sêniores da Ramo e dois profissionais da própria SAP”, diz.

“O SAP Business One é uma solução bastante escalável e flexível, e está preparado para atender às necessidades específicas da rede Fogo de Chão em seu projeto de expansão”, diz Pedro Patrício, diretor comercial para SAP Business One na SAP Brasil.

Histórico
A primeira churrascaria Fogo de Chão foi inaugurada em 1979, no Rio Grande do Sul. Hoje, a rede é formada por 25 endereços, sete deles no Brasil e 18 nos Estados Unidos. No Brasil, a última unidade foi inaugurada em outubro deste ano, em São Paulo (SP), com investimento de R$ 9 milhões.
A nova churrascaria é parte do plano de expansão da rede, que tem como meta abrir uma unidade por ano no Brasil, e de três a quatro nos Estados Unidos. Com isso, a rede prevê crescer 15% até o final deste ano, superando os US$ 195 milhões de faturamento de 2011.

Globalização das empresas brasileiras

Entre 2010 e 2012, a presença de franquias brasileiras no exterior cresceu 41%. Há dois anos, havia 62 redes nacionais atuando fora do país, número que atualmente está em 92. Essas são algumas das constatações do estudo “Aspectos Mercadológicos e Estratégicos da Internacionalização das Franquias Brasileiras”, divulgado em outubro de 2012 pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).
De acordo com o estudo, o Brasil é hoje o quarto país no mundo em número de marcas de franquias, com 2.031 registradas, atrás apenas da Coreia do Sul, Estados Unidos e China. Em número de unidades, a pesquisa revela que o Brasil é o sexto do mundo, com 93.098 unidades.

O destino preferido das empresas brasileiras são os Estados Unidos, por ser um país competitivo e aberto, e Portugal, por sua proximidade cultural com o Brasil. A rede Fogo de Chão (FDC) é um exemplo clássico de empresa que seguiu esse caminho e acertou.

Sobre a Fogo de Chão

No Brasil, a Fogo de Chão leva o original churrasco gaúcho a Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP). Em outubro, será inaugurada uma nova casa no Shopping Center Norte, a primeira na Zona Norte da capital paulista e a oitava unidade no país. Nos Estados Unidos, são 18 lojas.

Sobre a SAP
Como líder do mercado mundial de aplicações de software empresarial, a SAP (NYSE: SAP) ajuda empresas de todos os tamanhos e setores do mercado a funcionar melhor. Ao abranger desde a operação à análise executiva e de desktops até dispositivos móveis, a SAP capacita pessoas e organizações a trabalhar juntas e a explorar os negócios com mais eficiência para manter-se à frente da concorrência. Os serviços e aplicativos da SAP dão a mais de 197 mil clientes no mundo (incluindo aqueles provenientes da aquisição da SuccessFactors) condições para operar, decidir, adaptar e colaborar melhor e crescer com sustentabilidade. Para mais informações, acesse www.sap.com.br, a sala de imprensa http://brasil.news-sap.com/ e siga no Twitter @SAPNotíciasBR.

Informações para a imprensa
Grupo TV1 – Assessoria de Imprensa da SAP Brasil
Laura Gonçalves, lgoncalves@tv1rp.com.br, 11 3677-0353
Olívia Nercessian, onercessian@tv1rp.com.br, 11 3677-0423
Raquel Arruda, rarruda@tv1rp.com.br, 11 3677-0354
Silvana Pareja, spareja@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0354
SAP Brasil
Cris Brito, cris.brito@sap.com, 11 5503-3138
Luciana Coen, luciana.coen@sap.com, 11 5503-2554

Closing this window will discard any information entered and return you back to the main page