Visit the SAP News Center »

View Results

1-10 of 2772 Results Next ›

SAP anuncia projetos para promover empreendedorismo no Brasil

Empresa firma parceria de três anos com Endeavor e revela que dois projetos brasileiros estão entre os vencedores do concurso global realizado com o Changemakers da Ashoka

São Paulo - A SAP, líder mundial em aplicações de software empresarial, anuncia investimentos em projetos de empreendedorismo no Brasil, como parte de iniciativa global, com o objetivo de estimular o potencial de pequenas e médias empresas. A empresa assinou uma parceria de três anos com a Endeavor Brasil, que visa criar oportunidades para empreendedores por meio do acesso ao talento, tecnologia e capital da SAP. Também anuncia que dois projetos brasileiros estão entre os quatro vencedores da iniciativa global de empreendedorismo social promovida com o Changemakers da Ashoka, comunidade global que identifica, promove e financia soluções inovadoras para os mais prementes problemas sociais do mundo.

Por meio do acordo com a Endeavor, empreendedores em todo o Brasil poderão usar a tecnologia da SAP para gerenciar os seus negócios e criar novos empregos de forma responsável e sustentável. A SAP e a Endeavor trabalharão para criar um ambiente mais favorável para que essas companhias alcancem o sucesso, agindo junto com os empreendedores para superar as principais barreiras para o crescimento e desenvolvimento.

“As pequenas e médias empresas fazem parte de um universo imenso e extremamente importante no Brasil. Hoje, são responsáveis por 20% do PIB nacional, correspondem a 99% das companhias no país e respondem por mais de 60% dos empregos”, afirma Sandra Vaz, vice-presidente da SAP Brasil. “Com a economia aquecida, essas companhias precisam de apoio e tecnologia, para crescer de forma estruturada. E com os projetos de empreendedorismo fazemos isso não apenas por meio da tecnologia, mas com apoio aos negócios e orientação para o crescimento”, acrescenta.

De acordo com uma pesquisa recente divulgada pela Economist Intelligence Unit (EIU), o mundo precisa criar mais de 500 milhões de empregos até 2020 para garantir oportunidades de carreira para os atuais desempregados e para os jovens que entrarão no mercado de trabalho. Grande parte desse desafio recairá sobre os países em desenvolvimento, incluindo o Brasil.

“Lançamos recentemente uma pesquisa em parceria com o IBGE e descobrimos que apenas 1,3% das empresas no Brasil são empresas de alto crescimento (EAC)*. Elas são responsáveis por 57% nos novos postos de trabalho gerados no país. Dessa forma, buscamos essa parceria com a SAP para oferecer suporte a pequenos e médios empreendedores e, assim, permitir que se tornem empresas de alto crescimento e possam gerar cada vez mais empregos. Além disso, sabemos que EAC contribuem para o desenvolvimento social. Colaboradores que trabalham em empresas apoiadas pela Endeavor, por exemplo, tem mais acesso a educação e saúde.” reforça Rodrigo Teles, diretor da Endeavor Brasil.

Na prática, a SAP e a Endeavor Brasil vão:

  • Selecionar 50 empreendedores emergentes que terão acesso à plataforma de mentoring online da Endeavor e orientação sobre oportunidades da SAP;
  • Entre as 50 selecionadas, 20 empresas serão escolhidas pela SAP e Endeavor para receber um pacote tecnológico da SAP, orientação exclusiva e financiamento;
  • Estabelecer a iniciativa “Entepreneurship HUB and Cities”, para acompanhar e monitorar melhor as condições do empreendedorismo no Brasil. A SAP e a Endeavor vão lançar uma plataforma de empreendedorismo online e a Endeavor vai liderar os esforços para testar o progresso do empreendedorismo em cidades específicas, começando pelo Rio de Janeiro.

Parceria SAP e Changemakers da Ashoka
Ainda como parte da sua estratégia global de empreendedorismo, a SAP anuncia que dois projetos brasileiros estão entre os quatro vencedores do concurso global promovido com o Changemakers da Ashoka: Construir a Base: a Força dos Micro e Pequenos Empreendimentos. Lançado em julho, o desafio é voltado para o apoio de empresários emergentes e pequenas empresas, por meio do desenvolvimento de um ecossistema que possibilite seu pleno crescimento. Essa iniciativa surgiu da percepção de que empreendimentos de pequeno porte têm grande influência na prosperidade econômica local, com especial foco em geração de renda, empregos e estímulo à inovação.

Os projetos brasileiros vencedores são a Agência de Desenvolvimento Econômico Local (ADEL), que está construindo um Centro de Treinamento para Jovens Empreendedores, e a MeuSoft, que desenvolve e distribui aplicativos para pequenos provedores de serviços. A ADEL promove treinamento prático, como técnicas para agronegócios e gestão de negócios para jovens, e os apoia por meio do desenvolvimento de modelos de negócios inovadoras. A Agência também possui o Fundo Verdera, para garantir a esses jovens a ajuda financeira necessária.

Já a MeuSoft, da Dossier Digital, garante a inclusão digital de pequenas empresas. Os aplicativos são desenvolvidos por jovens de comunidades carentes, organizados em redes de cooperativas nacionais. Isso permite a geração de uma renda para esses jovens como desenvolvedores de software. Os outros dois vencedores do concurso são as empresas africanas MFA – The Microfranchise Accelerator, do The Clothing Bank (TCB) em parceria com o Business Place Philippi, da África do Sul, e a Wennovation HUB, da LoftyInc Allied Partners Limited, da Nigéria.

Cada um dos quatro vencedores, anunciados hoje, 12 de novembro, durante o SAPPHIRE NOW Madri, receberam US$ 10.000, doação de tecnologias e oportunidades de promoção e networking com executivos e clientes da SAP. Eles foram escolhidos com base em critérios de inovação, impacto social e sustentabilidade.

“Com as iniciativas de empreendedorismo podemos estimular o potencial de empreendedores e pequenas e médias empresas para gerar crescimento econômico, inovação e oferta de empregos que, por sua vez, são a chave para o sucesso de longo prazo da SAP”, afirma Cristiana Brito, diretora de Responsabilidade Social e Comunicação da SAP Brasil. “Essas ações ajudam as companhias a atingirem todo o seu potencial, criando um impacto positivo econômico, social e ambiental”, conclui.

*EAC: Empresas de Alto Crescimento são empresas que crescem 20% ano por 3 anos consecutivos.

Sobre a SAP
Como líder do mercado mundial de aplicações de software empresarial, a SAP (NYSE: SAP) ajuda empresas de todos os tamanhos e setores do mercado a funcionar melhor. Ao abranger desde o chão de fábrica às salas de reunião, de armazéns de depósito a pontos de venda e de desktops até dispositivos móveis, a SAP capacita pessoas e organizações a trabalhar juntas e a explorar suas percepções de negócios com mais eficiência para manter-se à frente da concorrência. Os serviços e aplicativos da SAP dão a mais de 197 mil clientes no mundo (incluindo aqueles provenientes da aquisição da SuccessFactors) condições para operar com rentabilidade, adaptar-se constantemente e crescer com sustentabilidade. Para mais informações, acesse www.sap.com.br, a sala de imprensa http://brasil.news-sap.com/ e siga no Twitter @SAPNotíciasBR.

Sobre o Changemakers da Ashoka
O Changemakers da Ashoka é uma comunidade de ação que conecta inovadores sociais em todo o mundo para compartilhar ideias, inspirar e orientar uns aos outros. Por meio de seus desafios colaborativos on-line, o Changemakers é um dos espaços mais robustos para lançamento, discussão e financiamento de ideias que atinjam os mais urgentes problemas sociais do mundo. O Changemakers se fundamenta em três décadas de história da Ashoka e na crença de que cada um de nós tem a capacidade de ser um agente de mudança. A Ashoka é uma associação global com os principais empreendedores sociais do mundo — mais de 3.500 homens e mulheres com soluções para resolver os problemas sociais mais urgentes da atualidade. Para mais informações, acesse www.changemakers.com/pt-br e siga @ChangemakersPT no Twitter.

Sobre a Endeavor
Com sede em Nova Iorque, a Endeavor Initiative Inc. foi criada em 1997 por um grupo de ex-alunos da Universidade de Harvard que, tendo trabalhado em mercados emergentes, identificou a inexistência de uma cultura de incentivo ao desenvolvimento de novos negócios e de programas que efetivamente apoiassem empreendedores. O instituto baseia-se na crença de que a mentalidade empreendedora que tanto beneficiou países desenvolvidos deve ser replicada com sucesso em países em desenvolvimento. Por isso, seus fundadores deram início à operação na Argentina e Chile no mesmo ano de sua fundação, em outubro de 1997. Atualmente, a Endeavor opera por meio de parcerias em 17 países e cada unidade possui administração independente, sendo mantida por empresários e parceiros locais.

A Endeavor em Números:

  • Apoia 443 empresas e 708 empreendedores em 17 países;
  • 200 mil postos de trabalho gerados desde sua fundação;
  • Em 2011, registrou faturamento de 5 bilhões de dólares das empresas do seu portfólio. O faturamento anual de empreendedores brasileiros foi de R$ 2,4 bilhões. Elas geraram mais de 14.500 empregos;
  • A Endeavor Brasil representa 20% do impacto econômico (empregos e receita) gerado com apenas 10% das empresas do portfólio global;
  • Países em que está presente em operações Locais: Arábia Saudita, África do Sul, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Egito, Grécia, Indonésia, Jordânia, Líbano, México, Turquia e Uruguai. Escritórios Internacionais: Estados Unidos e Singapura;
  • A média de crescimento do faturamento dos empreendedores Endeavor no Brasil está entre 40% e 50% ao ano;
  • No Brasil, a entidade apoia 56 empresas e 109 empreendedores;
  • Tipos de indústria Empreendedores Endeavor Brasil: TI - 28%; Bens de Consumo - 16%, Saúde - 9%; Comunicação - 9%; Industria - 8%; Serviços - 6% e Outros - 24%.

Informações para a imprensa

Grupo TV1 - Assessoria de Imprensa da SAP do Brasil
Laura Gonçalves, lgoncalves@tv1rp.com.br, Tel. 3677-0353
Olívia Nercessian, onercessian@tv1rp.com.br, Tel. 3677-0423
Raquel Arruda, rarruda@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0354
SAP do Brasil
Cris Brito, cris.brito@sap.com, Tel. 11 5503-3138
Luciana Coen, luciana.coen@sap.com, Tel. 11 5503-2554
Endeavor
Máquina Public Relations | (11) 3147.7900 / 7921 / 7909
Fábio Okubaru – fabio.okubaru@grupomaquina.com
Leonardo Souza – leonardo.souza@grupomaquina.com

Closing this window will discard any information entered and return you back to the main page