Tecnologia SAP apoia crescimento da Los Grobo Ceagro

Uma das maiores companhias de agronegócios da América Latina começa pelo Brasil a migração para o sistema de gestão da SAP

A CEAGRO, que faz parte do grupo Los Grobo, um dos maiores conglomerados latino-americanos de agronegócio, fechou contrato com a SAP para a implementação de um conjunto de sistemas da empresa. Em um projeto denominado SAPIENS, a companhia inicia a adoção do sistema de gestão SAP ERP; da solução de Tesouraria Avançada, SAP TRM; do SAP Orchestration e da plataforma de inteligência analítica, SAP BusinessObjects. A iniciativa terá início no Brasil e poderá ser levada para os demais países de atuação da empresa na América Latina.

Paolo Ferretti, gerente de projetos da Ceagro, explica que o principal objetivo é fornecer suporte completo, seguro e integrado para as operações da empresa, otimizando os processos e reduzindo o tempo dos trabalhos administrativos e financeiros. Além disso, os novos sistemas devem garantir uma infraestrutura que permita a rápida absorção e crescimento de novas operações e negócios, disponibilizando as ferramentas necessárias em todos os pontos operacionais. “Por fim, vamos gerar uma base de dados operacionais e gerenciais para suporte às necessidades de análise e tomada de decisão, com o uso de ferramentas de Inteligência de Negócios”, diz o executivo.

Histórico
A Ceagro atua no Brasil na compra, venda e distribuição de insumos, produção de soja desativada em grãos e farelo, produção de sementes de soja, prestação de serviços de padronização e armazenamento de grãos, comercialização de soja e milho, no pré-financiamento a produtores e na produção e exportação de grãos. Além disso, produz e comercializa fertilizantes por meio da joint-venture Península Norte, no Maranhão. Para isso, a companhia conta com capacidade de produção, compra e armazenamento de mais de 450 mil toneladas de grãos e possui 27 instalações espalhadas em todo território do MAPITO (Maranhão, Piauí e Tocantins), entre unidades administrativas, unidades de armazenamento de grãos e unidade de transbordo, e mais 19 unidades agrícolas.

Negócios dessa magnitude e complexidade criaram diversas demandas tecnológicas. Uma delas foi a de um sistema de apoio à operação e gestão que permitisse o efetivo controle de todos os negócios, levando em conta sua diversidade geográfica. ”O desafio era encontrar uma solução combinada de processos e tecnologia para atender a velocidade de crescimento da empresa e as necessidades mais sofisticadas na gestão comercial, de finanças e da produção nas fazendas”, explica Ferretti.

Além disso, o executivo lembra que, por sua rede dispersa e diversificada no campo, a Ceagro requer informações ágeis e confiáveis para garantir os bons resultados financeiros. Igualmente pela dispersão geográfica, era importante um sistema altamente confiável e com acesso 100% web para agilizar o uso nas localidades mais remotas. Finalmente, a necessidade de suporte à criação de um data warehouse com informações estratégicas para a geração de painéis de análise e decisão para os níveis de gestão. Decidida a migrar, a companhia foi a mercado e avaliou uma série de soluções, decidindo assim pela SAP.

Solução completa
Antonio Neto, vice-presidente executivo da Ceagro lembra que a SAP apresentou os produtos mais completos e robustos para as operações de agronegócio, oferecendo ainda o apoio de soluções especialistas de parceiros SAP. “Outro fator fundamental foi a segurança da arquitetura da solução na questão de governança e conformidade com normas internacionais (IFRS e SOx)”, diz o executivo, lembrando que a presença mundial da SAP com um produto padrão será também fundamental para os projetos de “roll-out” de outras empresas do grupo Los Grobo na América Latina.

Segundo Luiz César Miranda, CIO da Ceagro, o aspecto tecnológico também teve peso na escolha, e as soluções SAP mostraram ser as mais avançadas, principalmente por seu middleware Netweaver, que permite o uso de ferramentas avançadas de Gestão de Processos (BPM) e integração com soluções não-SAP. “A implementação começa no início de julho e nossa meta é de que os sistemas entrem em operação em julho de 2013”, revela Miranda.

“Temos certeza que ajudaremos a Ceagro a garantir uma maior integração das operações e processos da empresa, com redução de custos e de tempo, por meio de soluções inovadoras”, reforça Claudio Lot, gerente de Desenvolvimento de Agronegócio da SAP Brasil. “Esse é um contrato de extrema importância para a SAP, por se tratar de uma grande empresa do setor de agronegócios, que passa a utilizar nossas soluções no Brasil.”

O parceiro de implementação será a Firsteam Consulting por conhecer profundamente o setor de atuação do grupo, uma vez que o projeto SAPIENS prevê também a implantação de soluções complementares de Originação, Gestão de Fazendas, Fiscal e Armazéns Gerais.

Sobre a Ceagro
A Ceagro nasceu em 1995, em Balsas, no Maranhão, com a comercialização de agroquímicos. Com o passar dos anos foi se integrando na cadeia de valor do Agronegócio, comercializando os demais insumos agrícolas (sementes e fertilizantes) para em seguida atuar na produção, armazenamento e comercialização de milho e soja, além do processamento de sementes e produção de farelo de soja.
Em 2008 associou-se à Vinci Partners e à Los Grobo (Argentina), visando um crescimento sustentável e expansão do território de atuação. Em 2011 foi criada no Maranhão a joint-venture Península Norte, para a produção e comercialização de fertilizantes. Em 2012 a Mitsubishi Corporation entrou como novo sócio, alavancando principalmente a exportação de grãos para a Ásia. Neste ano também foi adquirido o controle da Synagro, com a expansão da atuação para o Estado da Bahia.
Atualmente a Ceagro atua com mais de 50 unidades nos estados de Goiás, Maranhão, Tocantins, Bahia e Mato Grosso, com as diferentes modalidades de comercialização e produção, cobrindo toda a cadeia de valor do Agronegócio.

Sobre a SAP
Como líder do mercado mundial de aplicações de software empresarial, a SAP (NYSE: SAP) ajuda empresas de todos os tamanhos e setores do mercado a funcionar melhor. Ao abranger desde a operação à análise executiva e de desktops até dispositivos móveis, a SAP capacita pessoas e organizações a trabalhar juntas e a explorar os negócios com mais eficiência para manter-se à frente da concorrência. Os serviços e aplicativos da SAP dão a mais de 195 mil clientes no mundo (incluindo aqueles provenientes da aquisição da SuccessFactors) condições para operar, decidir, adaptar e colaborar melhor e crescer com sustentabilidade. Para mais informações, acesse www.sap.com.br, a sala de imprensa http://brasil.news-sap.com/ e siga no Twitter @SAPNotíciasBR.

Informações para a imprensa
Grupo TV1 - Assessoria de Imprensa da SAP do Brasil
Laura Gonçalves, lgoncalves@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0353
Olívia Nercessian, onercessian@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0423
Raquel Arruda, rarruda@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0354
SAP Brasil
Cris Brito, cris.brito@sap.com, Tel. 11 5503-3138
Luciana Coen, luciana.coen@sap.com, Tel. 11 5503-2554

Si cierra esta ventana, perderá toda la información introducida y volverá a la página principal.