SAP investe em empreendedorismo e premia projetos em Big Data

Empreendedores selecionados serão treinados e capacitados, no SAP Labs Latin America, para desenvolver soluções inovadoras com a tecnologia SAP HANA

O SAP Labs Latin America – centro de desenvolvimento e de localização de soluções SAP – premia jovens empresas brasileiras com projetos inovadores em Big Data. Os empreendedores selecionados serão treinados e capacitados por especialistas da SAP para desenvolver novas soluções usando a plataforma de alto desempenho e banco de dados em memória da SAP, o HANA (High Performance Analytics Appliance).

Os empreendedores que apresentaram as ideias mais inovadoras e promissoras foram selecionados para participar do treinamento, cujo objetivo, inicialmente, é de capacitar as startups e oferecer as ferramentas e o conhecimento necessários para o desenvolvimento de novas soluções em SAP HANA. As empresas Solid IT foi considerada a mais inovadora e a Glooobal GmbH recebeu o prêmio por melhor pitch de 25 palavras. A melhor solução de Big Data foi para a Busca Acelerada. Já a Hexagon Consulting e Stark Systems foram as empresas escolhidas do público.

Para o presidente do SAP Labs Latin America, Stefan Wagner, a primeira edição do SAP HANA Startup Forum na América Latina foi uma demonstração de que é possível incentivar o empreendedorismo em tecnologia no Brasil para promover crescimento econômico e geração de empregos. “Durante as apresentações das empresas constatou-se que o uso do SAP HANA para analisar e gerenciar o grande volume de dados e de informações desses projetos será fator decisório e transformador para promover a inovação e alavancar os seus negócios”, comemora o executivo, que complementa parabenizando todos os projetos selecionados.

Na ocasião, dez empresas selecionadas dentre os 40 projetos inscritos na primeira edição do programa na América Latina apresentaram suas ideias, receberam informações sobre o programa e conheceram casos de sucesso, além de ter tido contato com as tecnologias SAP. Além das premiadas, as empresas Wert, Wolak, Trajecta Quatitative Systems, Diamond Serviços Administrativos e DCash, que apresentaram os projetos durante o evento, também terão a oportunidade de participar do treinamento.

Na capacitação, que ocorrerá no SAP Labs Latin America nos dias 23 e 24 de abril, os empreendedores poderão criar uma prova de conceito baseada em critérios de viabilidade comercial do produto. A SAP oferecerá revisões de arquitetura, suporte técnico e consultoria, e ajudará a empresa startup a oferecer a solução adequadamente ao mercado.

Empreendedores premiados por categoria
Mais inovadora: Solid IT, empresa de gestão de frotas que analisa os dados criados a partir de transações, abastecimento, manutenção, peças, postos de gasolina, entre outros, para encontrar tendências e tentar reduzir custos, o tempo de inatividade de veículos, das rotas e gerir os motoristas.
Melhor pitch de 25 palavras: Glooobal GmbH, empresa do segmento de utilities que analisa padrões de consumo dos clientes por meio da solução HANA com grandes quantidades de perfis de carga e em grupos de clientes com padrões de consumo semelhantes por dia de trabalho e tempo.
Melhor solução de Big Data: Busca Acelerada, empresa focada em sites de compra e venda de automóveis, que oferece uma ferramenta para buscar anúncios de veículos em muitos sites na internet e, em menos de um segundo, mostra resultado em 60 sites diferentes, economizando tempo e ajudando as pessoas a fazer o melhor negócio.
Escolha do público: Hexagon Consulting, empresa de análise de crédito e que ajuda a instituição financeira a calcular, de acordo com regras definidas pela entidade reguladora de cada país, a quantidade de “dívida irregular”.
Escolha do público, menção honrosa: Stark Systems, empresa que pretende compilar notícias nacionais e internacionais em um curto período, incluindo atualizações de amigos no Facebook e no Twitter.

Recentemente, a SAP anunciou o SAP Expoentes – programa de apoio a empreendedores em parceria com a Endeavor –, cujo objetivo é colaborar com o crescimento responsável de jovens empresas que geram impacto social, contribuindo assim para o desenvolvimento econômico e social do país. Esse projeto é uma iniciativa da SAP no Brasil. A SAP e a Endeavor Global planejam desenvolver oportunidades de orientação ligando funcionários da SAP a empresários emergentes em mais de 15 economias em desenvolvimento em todo o mundo, incluindo Brasil, México, Arábia Saudita, Turquia, Grécia e África do Sul, com foco na inovação tecnológica, design thinking e engajamentos de liderança de negócios.

Sobre SAP HANA
A solução permite que as empresas analisem as operações de negócios com base no amplo volume de informações detalhadas. As companhias podem explorar praticamente todas as transações e analisar dados analíticos em qualquer fonte e em tempo real. Os dados operacionais são coletados na memória paralelamente com os negócios, e visualizações flexíveis revelam informações analíticas num piscar de olhos.

Sobre o SAP HANA Startup Focus Program
O programa Startup Focus capacita jovens empresas a usarem a tecnologia SAP HANA para desenvolver soluções. Desde o lançamento global do programa Startup Focus, há um ano, a iniciativa registra:
• 200+ startups participam do programa mundialmente
• 40+ startups com produção
• 35% na América do Norte, 41% na Europa, 20% na Ásia e 4% na África, entre 19 países
• Diferentes modelos de negócio: B2B, B2E (enterprise), e B2C
• Casos de 22 diferentes indústrias de 9 linhas de negócio
• Diversos casos M2M (machine to machine)
• ~ 60% dos casos vieram de fora da SAP
Para outras informações acesse: http://www.saphana.com/community/learn/startups/forums/sao-leopoldo.

Sobre o SAP Labs Latin America
Fundado em 2006 em São Leopoldo, na Grande Porto Alegre (RS), o SAP Labs é a primeira localidade de desenvolvimento e suporte da SAP na América Latina focada em atender clientes e parceiros dessa região. O centro da SAP no Brasil é um dos 15 mantidos pela companhia em todo o mundo. Ele promove a seus funcionários e desenvolvedores um ambiente de trabalho positivo e colaborativo, apoia a comunidade local por meio de projetos de responsabilidade social e respeita o ecossistema ao seu redor com práticas sustentáveis. Localizado no polo tecnológico da Universidade Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em um edifício construído em 2009 sob os padrões da certificação Leed Gold de sustentabilidade, o SAP Labs possui 503 funcionários e foi considerado pela revista Exame em 2011 a terceira melhor empresa de TI para se trabalhar.

Sobre a SAP
Como líder do mercado mundial de aplicações de software empresarial, a SAP (NYSE: SAP) ajuda empresas de todos os tamanhos e setores do mercado a funcionar melhor. Ao abranger desde a operação à análise executiva e de desktops até dispositivos móveis, a SAP capacita pessoas e organizações a trabalhar juntas e a explorar os negócios com mais eficiência para manter-se à frente da concorrência. Os serviços e aplicativos da SAP dão a mais de 232 mil clientes no mundo (incluindo aqueles provenientes da aquisição da SuccessFactors) condições para operar, decidir, adaptar e colaborar melhor e crescer com sustentabilidade. Para mais informações, acesse www.sap.com.br, a sala de imprensa http://brasil.news-sap.com/ e siga no Twitter @SAPNotíciasBR.

Informações para a imprensa
Grupo TV1 – Assessoria de Imprensa do SAP Labs Latin America
Carla Coelho, ccoelho@tv1rp.com.br – 11 3677-0354 | 11 9 9657-1988
SAP Labs Latin America
Renata Federizzi, renata.federizzi@sap.com - 51 3081-1361

(*) A SAP define software de negócios como aplicações de planejamento de recursos empresariais e outras relacionadas.

Quaisquer declarações contidas neste documento que não sejam fatos históricos constituem declarações de expectativas, conforme definido pela Reforma do Código Contencioso de Títulos e Valores Privados nos Estados Unidos de 1995. Termos tais como ‘antecipar’, ‘acreditar’, ‘estimar’, ‘esperar’, ‘projetar’, ‘pretender’, ‘poder’, ‘planejar’, 'projetar’, ‘prever’, ‘deveria’, e 'será’, assim como expressões semelhantes na medida que estejam relacionadas com a SAP são incluídos com a intenção de identificar tais declarações de expectativas. A SAP não assume qualquer responsabilidade por atualizar ou revisar publicamente quaisquer de tais declarações de expectativa. Todas as declarações de expectativas citadas estão sujeitas a diversos riscos e incertezas, que poderiam fazer com que os resultados efetivos difiram materialmente das expectativas geradas. Os fatores que poderiam afetar resultados financeiros futuros da SAP são discutidos de maneira mais minuciosa nos documentos apresentados pela SAP à SEC (Securities and Exchange Commission) dos Estados Unidos, incluindo o mais recente Relatório Anual da SAP protocolado junto à SEC em Formulário 20-F. Os leitores ficam avisados de que não é prudente confiar exageradamente nas declarações de expectativa em questão, já que estas somente são válidas para as datas correspondentes à sua divulgação. Copyright © 2008 SAP AG. Todos os direitos reservados.

Direitos Autorais © 2009 SAP AG. Todos os direitos reservados. SAP, R/3, mySAP, mySAP.com, SAP NetWeaver e demais produtos e serviços da SAP aqui mencionados, assim como seus respectivos logotipos, são marcas comerciais ou marcas comerciais registradas da SAP AG na Alemanha e outros países ao redor do mundo. Todos os demais nomes de produto ou serviço aqui mencionados são marcas comerciais de suas respectivas companhias. Os dados contidos no presente documento são oferecidos com finalidades unicamente informativas. As especificações dos produtos podem variar de um país para outro.