Grupo Posadas aprimora sistema de compras usando solução na nuvem

Maior operador hoteleiro da América Latina utiliza produtos sob demanda da Ariba para racionalizar os processos, gerar mais economia e atingir alto nível de eficiência

O Grupo Posadas, um dos maiores operadores hoteleiros da América Latina, decidiu transferir suas operações de compras para a nuvem, utilizando aplicações desenvolvidas pela Ariba - companhia adquirida pela SAP. O Grupo conta com 105 hotéis e mais de 18.000 quartos que demandam manutenção e constantes mudanças de decoração em instalações distribuídas por todo o México. A cada vez que deve se submeter a um processo de compras, é para adquirir um volume considerável de produtos.

As soluções da Ariba que, de acordo com analistas, é a principal rede mundial de comércio empresarial, desempenham um papel essencial na simplificação desses processos por permitirem a criação de um processo de compra de qualquer elemento necessário, de móveis para dormitórios a produtos para redes sem fio, de maneira eficaz, rápida e com resultados positivos.

As ferramentas usadas são:
. Ariba Sourcing, para definição de fornecedores;
. Ariba Spend Visibility, para visibilidade de custos;
. Ariba Contract Management, para gestão de contratos;
. Ariba Supplier Information Management e Ariba Supplier Performance Management, para gestão de informações e de desempenho de fornecedores, respectivamente;
. Ariba Procure-to-Order, para acompanhamento do ciclo de compras.

Em conjunto, essas soluções proporcionam os seguintes benefícios para o Grupo Posadas:
. Maior visibilidade sobre os custos e compras corporativas, o que permite negociar prazos mais favoráveis e contratos de níveis de serviço mais vantajosos;
. Passar do total de 8.000 para 3.000 fornecedores estratégicos, simplificando também as interações;
. Promover o cumprimento das cláusulas contratuais e das políticas corporativas por meio da implementação de uma solução personalizada para gestão de catálogos em cada um dos hotéis da rede;
. Rastrear e administrar os pedidos feitos em tempo real;
. Acelerar os ciclos de compra e reduzir as tarefas administrativas inerentes por meio da implementação de fluxos digitais de autorização.

"Não queremos ser proprietários do software, mas sim explorar todo o potencial que ele tem a oferecer", explica Fausto Jiménez, vice-presidente de abastecimento estratégico do Grupo Posadas. "Com essas soluções, geramos 18% de economia e incrementamos o volume de despesas corporativas sujeitas a negociações contratuais em 25%", acrescenta o executivo.

"A computação na nuvem representa o futuro para as companhias, e o Grupo Posadas está bem posicionado para desfrutar dos enormes benefícios que essa tecnologia oferece", indicou Iván Braga, vice-presidente regional da Ariba América Latina. "Graças às nossas soluções, o operador hoteleiro pode otimizar seus processos de compras, além de alcançar níveis de produtividade sem comparação em todas as suas operações, elevar seu desempenho global e, como consequência, maximizar seus lucros".

Sobre o Grupo Posadas
Com mais de quatro décadas de atuação no mercado hoteleiro mexicano, o Grupo Posadas opera 104 hotéis e 17.865 quartos sob seis diferentes marcas: LIVE AQUA, Fiesta Americana Grand, Fiesta Americana, Fiesta Inn, One Hotels e The Explorean. O grande volume de operações faz do Grupo Posadas o principal operador de hotéis da região ibero-americana. O conglomerado possui ações na Bolsa de Valores do México desde 1992 sob a identificação "POSADAS". Para obter mais informações sobre o grupo, visite www.posadas.com.

Sobre Ariba, uma empresa SAP
Ariba é a rede mundial de comércio empresarial que combina as principais aplicações de computação na nuvem com a maior comunidade virtual de comércio do planeta para ajudar empresas de todo o mundo a descobrir e colaborar com uma rede global de parceiros de negócios. Por meio do uso da Ariba® Network, empresas de todos os portes podem se conectar com parceiros comerciais a partir de qualquer lugar, a qualquer momento e por meio de qualquer aplicação ou dispositivo disponível, com a finalidade de adquirir, comercializar ou administrar recursos, contando com níveis de eficiência e eficácia nunca vistos. Empresas de todos os cantos do mundo usam a rede da Ariba para simplificar os negócios interempresariais e tornar seus resultados mais robustos. Junte-se a elas visitando www.ariba.com.

Sobre a SAP
Como líder do mercado mundial de aplicações de software empresarial, a SAP (NYSE: SAP) ajuda empresas de todos os tamanhos e setores do mercado a funcionar melhor. Ao abranger desde a operação à análise executiva e de desktops até dispositivos móveis, a SAP capacita pessoas e organizações a trabalhar juntas e a explorar os negócios com mais eficiência para manter-se à frente da concorrência. Os serviços e aplicativos da SAP dão a mais de 232 mil clientes no mundo (incluindo aqueles provenientes da aquisição da SuccessFactors) condições para operar, decidir, adaptar e colaborar melhor e crescer com sustentabilidade. Para mais informações, acesse www.sap.com.br, a sala de imprensa http://brasil.news-sap.com/ e siga no Twitter @SAPNotíciasBR.

Informações para a imprensa
Grupo TV1 - Assessoria de Imprensa da SAP do Brasil
Laura Gonçalves, lgoncalves@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0353
Raquel Arruda, rarruda@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0354

SAP do Brasil
Cris Brito, cris.brito@sap.com, Tel. 11 5503-3138
Luciana Coen, luciana.coen@sap.com, Tel. 11 5503-2554