Solução SAP apoia expansão do grupo varejista DMA

Dono de três redes de supermercados em Minas Gerais e Espírito Santo, Grupo DMA adota SAP for Retail para melhorar gestão e integrar suas operações

O Grupo DMA, uma das maiores redes varejistas do Brasil, implantou o sistema de gestão empresarial para varejo da SAP em sua rede de lojas, incluindo o Supermercado EPA, varejista de grande porte, e ainda apoiar sua estratégia de reorganização, com foco no crescimento e expansão de suas operações. O grupo identificou a necessidade de redesenhar e aprimorar processos de forma a suportar a maior complexidade de negócios que estava por vir e assim melhorar a sua gestão corporativa. O grupo identificou a necessidade de redesenhar e aprimorar processos de forma a suportar a maior complexidade de negócios que estava por vir e assim melhorar a sua gestão corporativa.

Pela estratégia traçada, além da abertura de novas lojas, o grupo, que administra três redes de supermercados, vinha ampliando suas operações e solidificando sua presença nos mercados em que atua. Com isso, surgia a necessidade de integrar os diversos sistemas em uma única plataforma para facilitar a gestão, melhorar o atendimento aos clientes e o controle financeiro e de logística em toda a rede.

Até ali, o grupo utilizava soluções desenvolvidas internamente, de difícil manutenção e sem nenhuma integração entre si. “O modelo anterior deixou de atender às demandas do grupo. Nossas atividades tornaram-se mais complexas e precisávamos de mais agilidade nos processos administrativos e de gestão de estoques”, detalha Ezequiel Silva, CIO do Grupo DMA. “Precisávamos de uma solução que sustentasse o crescimento dos negócios do Grupo DMA em todas as suas frentes”, afirma Silva.

Ainda em 2009, a rede fez uma pesquisa e analisou as principais soluções de software de gestão disponíveis. O SAP ERP for Retail foi o que melhor atendeu às necessidades de negócios da empresa, bem como suas demandas por governança corporativa e compliance.

A ConstruSoftware, parceira SAP, foi selecionada para cuidar da implementação da solução no Grupo DMA. “Participamos de todo o processo, desde a consultoria nas lojas até a indicação da melhor solução que atendesse aos anseios do cliente”, recorda Álvaro Farana, diretor presidente da ConstruSoftware. “Vencemos a concorrência com as principais marcas disponíveis no mercado”, celebra.

Iniciada em 2010, a implementação levou cerca de dois anos e meio e, em agosto de 2012, o SAP ERP entrou em operação. O Grupo DMA foi a primeira empresa no Brasil, no segmento de varejo alimentar, a utilizar o SAP for Retail. A implementação da solução envolveu cerca de 20 consultores (SAP e ConstruSoftware), além de profissionais das diferentes áreas de negócios do Grupo DMA.

Hoje ela está implementada nos departamentos financeiro e contábil, fiscal, comercial, compras, vendas lojas, logística e gestão de estoque. Além disso, está por trás do controle da produção de perecíveis e integra também todos os processos dos PDVs. O Grupo DMA ainda implantou a solução SAP Transportation Management, responsável pelo gerenciamento da logística e pelo controle de caminhões e frota.

“Os processos de melhores práticas da solução SAP for Retail estão à altura das exigências do Grupo DMA em relação à governança, processos de varejo e compliance”, garante Elia Chatah, Gerente de Soluções para Varejo da SAP Brasil. “Além disso, o projeto incluiu um ponto muito importante para o seu sucesso: a gestão de mudanças, com treinamento muito forte e apoio total da diretoria da companhia.”

O Grupo DMA treinou e capacitou todos os funcionários do grupo (lojas e distribuição) diretamente ligados aos processos que sofreriam mudanças a partir da adoção da solução SAP. “Foi uma maneira de gerenciar as mudanças que o projeto promoveria e garantir que os novos processos fossem adotados com tranquilidade”, diz Silva, da DMA.

Cerca de 3 mil funcionários do grupo – em lojas, escritórios e distribuição – utilizam a solução SAP Retail, que está por trás das operações das cerca de 100 lojas e dos quatro centros de distribuição controlados pelo Grupo DMA atualmente. Através do SAP Retail, o grupo processa diariamente nove mil notas fiscais de fornecedores e gera mensalmente 7,5 milhões de cupons fiscais.

A partir da adoção do SAP ERP for Retail, o Grupo DMA passou a contar com melhor controle da mercadoria e estoque, bem como de toda a sua cadeia de logística. “Rapidez no processamento das notas fiscais para os clientes e melhor controle da gestão do grupo foram outros ganhos que valem ser destacados”, diz Silva. Segundo o executivo, a adoção da nova solução de gestão corporativa também impacta diretamente a qualidade do produto final que chega aos clientes, na loja. “Hoje estamos preparados para absorver o crescimento do mercado e do grupo de maneira geral”, garante Silva.

Sobre o Grupo DMA
O Grupo DMA, maior empresa de varejo alimentício de Minas Gerais, em faturamento, hoje conta com três redes de supermercado com diferentes perfis: EPA (grande porte), Via Brasil (médio porte) e Mart Plus (pequeno porte).  O Grupo tem aproximadamente 110 lojas e quatro centros de distribuição distribuídos pelos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

Sobre a SAP
Como líder do mercado mundial de aplicações de software empresarial, a SAP (NYSE: SAP) ajuda empresas de todos os tamanhos e setores do mercado a funcionar melhor. Ao abranger desde a operação à análise executiva e de desktops até dispositivos móveis, a SAP capacita pessoas e organizações a trabalhar juntas e a explorar os negócios com mais eficiência para manter-se à frente da concorrência. Os serviços e aplicativos da SAP dão a mais de 232 mil clientes no mundo (incluindo aqueles provenientes da aquisição da SuccessFactors) condições para operar, decidir, adaptar e colaborar melhor e crescer com sustentabilidade. Para mais informações, acesse www.sap.com.br, a sala de imprensa http://brasil.news-sap.com/ e siga no Twitter @SAPNotíciasBR.

Informações para a imprensa
Grupo TV1 - Assessoria de Imprensa da SAP do Brasil
Laura Gonçalves, lgoncalves@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0353
Olívia Nercessian, onercessian@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0423
Raquel Arruda, rarruda@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0354
SAP do Brasil
Cris Brito, cris.brito@sap.com, Tel. 11 5503-3138
Luciana Coen, luciana.coen@sap.com, Tel. 11 5503-2554

(*) A SAP define software de negócios como aplicações de planejamento de recursos empresariais e outras relacionadas.

Quaisquer declarações contidas neste documento que não sejam fatos históricos constituem declarações de expectativas, conforme definido pela Reforma do Código Contencioso de Títulos e Valores Privados nos Estados Unidos de 1995. Termos tais como ‘antecipar’, ‘acreditar’, ‘estimar’, ‘esperar’, ‘projetar’, ‘pretender’, ‘poder’, ‘planejar’, 'projetar’, ‘prever’, ‘deveria’, e 'será’, assim como expressões semelhantes na medida que estejam relacionadas com a SAP são incluídos com a intenção de identificar tais declarações de expectativas. A SAP não assume qualquer responsabilidade por atualizar ou revisar publicamente quaisquer de tais declarações de expectativa. Todas as declarações de expectativas citadas estão sujeitas a diversos riscos e incertezas, que poderiam fazer com que os resultados efetivos difiram materialmente das expectativas geradas. Os fatores que poderiam afetar resultados financeiros futuros da SAP são discutidos de maneira mais minuciosa nos documentos apresentados pela SAP à SEC (Securities and Exchange Commission) dos Estados Unidos, incluindo o mais recente Relatório Anual da SAP protocolado junto à SEC em Formulário 20-F. Os leitores ficam avisados de que não é prudente confiar exageradamente nas declarações de expectativa em questão, já que estas somente são válidas para as datas correspondentes à sua divulgação. Copyright © 2008 SAP AG. Todos os direitos reservados.

Direitos Autorais © 2009 SAP AG. Todos os direitos reservados. SAP, R/3, mySAP, mySAP.com, SAP NetWeaver e demais produtos e serviços da SAP aqui mencionados, assim como seus respectivos logotipos, são marcas comerciais ou marcas comerciais registradas da SAP AG na Alemanha e outros países ao redor do mundo. Todos os demais nomes de produto ou serviço aqui mencionados são marcas comerciais de suas respectivas companhias. Os dados contidos no presente documento são oferecidos com finalidades unicamente informativas. As especificações dos produtos podem variar de um país para outro.