SAP faz primeira implementação de SAP Business One Analytics baseado em SAP HANA no Brasil

A Lorene, empresa de reciclagem de eletrônicos, é a primeira a aproveitar os benefícios da solução de BI baseada na tecnologia de computação em memória da SAP

A Lorene, empresa que trabalha com reciclagem de equipamentos eletrônicos, é a primeira companhia no Brasil a adotar a solução SAP Business One Analytics, baseada na tecnologia de computação em memória SAP HANA.

Com um relacionamento de mais de cinco anos com a SAP, a Lorene foi um dos primeiros clientes de SAP Business One no Brasil. A companhia adotou a solução de gestão corporativa para pequenas e médias empresas em 2006. De lá pra cá, organizou seus processos de negócios.

Em paralelo ao SAP Business One, a Lorene utilizava uma solução de business intelligence (BI) que não acompanhou a evolução de suas necessidades.

"Os relatórios extraídos da solução tinham uma defasagem de um dia sobre as operações", afirma David Wulkan, CEO da Lorene. Além disso, embora a empresa ainda não possuísse uma base de dados muito grande, a tendência era que isso acontecesse no médio prazo. E aí a solução antiga não estaria preparada para suportar o maior volume de processamento de informações. "Já tínhamos o problema de falta de capacidade para manipulação de grandes volumes de dados e, como pretendemos crescer nossa base, essa limitação seria ainda mais problemática", avalia Wulkan.

Uma terceira questão que levou a Lorene a reavaliar o seu BI foi o fato de a solução antiga ser pouco amigável, de forma que o usuário final não conseguia inserir ou manipular dados. As informações tinham que passar por TI e isso fazia com que levasse mais tempo para serem visualizadas pelas áreas tomadoras de decisões.

Para ajudar a Lorene a eliminar os obstáculos ao rápido processamento e análise de informações, a SAP, em conjunto com o parceiro Quintec, apresentou ao cliente o SAP Business One Analytics powered by HANA. A solução de BI ideal para usuários de Business One é baseada na tecnologia de computação em memória SAP HANA e foi a opção escolhida pela Lorene. "Quando a SAP nos apresentou o SAP HANA, vimos que era a solução que atenderia perfeitamente às nossas demandas por análise detalhada de dados e apresentação dos resultados em tempo real", afirmou Wulkan. "Nosso negócio tem muitas peculiaridades e o Business One Analytics nos ajudaria a lidar com elas."

Depois de decidir pela implantação do novo BI, rapidamente a Lorene estava com a solução em operação."A adoção da solução é muito rápida e inerente à operação da companhia. Não existe nenhum tipo de interferência nas operações do cliente e ele experimenta os benefícios imediatamente após a conclusão da implementação", afirma Pedro Patricio, diretor de SAP Business One, da SAP Brasil. “Agora, empresas de todos os tamanhos e setores podem se beneficiar de uma solução de processamento de dados em tempo real, por meio do SAP Business One Analytics powered by HANA, que garante acesso às informações em tempo real e mais inteligência ao negócio.”

utra característica que chamou a atenção é que não há necessidade de conhecimento prévio para utilizar o SAP Business One Analytics powered by HANA. Com apenas 40 minutos de treinamento e demonstrações, os usuários já estavam capacitados a utilizar a nova solução.

Hoje, 24 profissionais da Lorene têm acesso a informações detalhadas sobre os negócios da companhia por meio do SAP Business One Analytics powered by HANA. "Com a busca corporativa permitida pela solução, todos os nossos profissionais podem facilmente acessar informações do SAP Business One", celebra Wulkan. "A análise interativa da nova solução nos garante acesso às informações em tempo real."

Sobre a Lorene
Fundada em 1997, com capital nacional, a Lorene compra e exporta sucata digital, de informática, de telefonia, de eletroeletrônicos, industrial (aço inoxidável e outras ligas) e de catalisadores automotivos. Com sede em São Paulo, e filiais nas cidades do Rio de Janeiro, Curitiba, Manaus, Nova Iorque, nos Estados Unidos, Bolívia, Chile,Venezuela, Israel e Japão. A empresa dispõe de uma logística que lhe permite comprar materiais em todo o território brasileiro e em vários países da América Latina. Toda a atividade da Lorene conta com certificados nacionais e internacionais que avaliam sua ação ambientalmente responsável. Por sua própria atividade, é uma empresa que contribui para reduzir os danos do ambiente e, portanto, essencial à construção de um futuro melhor para as novas gerações, pois toda a sucata é descaracterizada e triturada, sendo respeitados todos os procedimentos e normas da ISO 14001 e contando com certificado de aprovação para destinação de resíduos industriais, emitido pela Cetesb.

Sobre a SAP
Como líder do mercado mundial de aplicações de software empresarial, a SAP (NYSE: SAP) ajuda empresas de todos os tamanhos e setores do mercado a funcionar melhor. Ao abranger desde a operação à análise executiva e de desktops até dispositivos móveis, a SAP capacita pessoas e organizações a trabalhar juntas e a explorar os negócios com mais eficiência para manter-se à frente da concorrência. Os serviços e aplicativos da SAP dão a mais de 197 mil clientes no mundo (incluindo aqueles provenientes da aquisição da SuccessFactors) condições para operar, decidir, adaptar e colaborar melhor e crescer com sustentabilidade. Para mais informações, acesse www.sap.com.br, a sala de imprensa http://brasil.news-sap.com/ e siga no Twitter @SAPNotíciasBR.

Informações para a imprensa
Grupo TV1 - Assessoria de Imprensa da SAP do Brasil
Laura Gonçalves, lgoncalves@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0353
Olívia Nercessian, onercessian@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0423
Raquel Arruda, rarruda@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0354
SAP do Brasil
Cris Brito, cris.brito@sap.com, Tel. 11 5503-3138
Luciana Coen, luciana.coen@sap.com, Tel. 11 5503-2554


(*) A SAP define software de negócios como aplicações de planejamento de recursos empresariais e outras relacionadas.

Quaisquer declarações contidas neste documento que não sejam fatos históricos constituem declarações de expectativas, conforme definido pela Reforma do Código Contencioso de Títulos e Valores Privados nos Estados Unidos de 1995. Termos tais como ‘antecipar’, ‘acreditar’, ‘estimar’, ‘esperar’, ‘projetar’, ‘pretender’, ‘poder’, ‘planejar’, 'projetar’, ‘prever’, ‘deveria’, e 'será’, assim como expressões semelhantes na medida que estejam relacionadas com a SAP são incluídos com a intenção de identificar tais declarações de expectativas. A SAP não assume qualquer responsabilidade por atualizar ou revisar publicamente quaisquer de tais declarações de expectativa. Todas as declarações de expectativas citadas estão sujeitas a diversos riscos e incertezas, que poderiam fazer com que os resultados efetivos difiram materialmente das expectativas geradas. Os fatores que poderiam afetar resultados financeiros futuros da SAP são discutidos de maneira mais minuciosa nos documentos apresentados pela SAP à SEC (Securities and Exchange Commission) dos Estados Unidos, incluindo o mais recente Relatório Anual da SAP protocolado junto à SEC em Formulário 20-F. Os leitores ficam avisados de que não é prudente confiar exageradamente nas declarações de expectativa em questão, já que estas somente são válidas para as datas correspondentes à sua divulgação. Copyright © 2008 SAP AG. Todos os direitos reservados.

Direitos Autorais © 2009 SAP AG. Todos os direitos reservados. SAP, R/3, mySAP, mySAP.com, SAP NetWeaver e demais produtos e serviços da SAP aqui mencionados, assim como seus respectivos logotipos, são marcas comerciais ou marcas comerciais registradas da SAP AG na Alemanha e outros países ao redor do mundo. Todos os demais nomes de produto ou serviço aqui mencionados são marcas comerciais de suas respectivas companhias. Os dados contidos no presente documento são oferecidos com finalidades unicamente informativas. As especificações dos produtos podem variar de um país para outro.