SAP anuncia Rodolpho Cardenuto como presidente da empresa para região das Américas

Mudanças organizacionais nas Américas e Europa têm objetivo de gerar resultados, desenvolver liderança e investimentos e impulsionar o crescimento da empresa

Com o objetivo de reforçar as suas prioridades em 2013, a SAP realiza diversas mudanças em sua estrutura regional de vendas, para aproximar ainda mais as suas atividades às demandas de seus clientes. A empresa anuncia que as estruturas de vendas da América do Norte e América Latina se fundirão em uma única região, denominada As Américas, para a qual Rodolpho Cardenuto foi nomeado o presidente.

No novo cargo, o executivo terá a responsabilidade de supervisionar todas as operações e esforços de vendas na região pan-americana. Cardenuto possui uma longa trajetória na SAP, onde trabalha desde 2008, e para a qual realizou atividades da liderança regional, impulsionando a altos níveis de crescimento os principais mercados da região, como Brasil e México. Sua posição mais recente foi a de presidente para América Latina e Caribe. A região Américas terá enormes benefícios com o conhecimento e experiência de Cardenuto que serão empregados para disseminar as melhores práticas do setor pelo continente. Cardenuto se reportará a Robert Enslin, presidente global de operações com clientes e membro do conselho de administração da SAP, e transferirá seu escritório para a sede principal da área de vendas globais da companhia, em Newtown Square, EUA.

“A equipe da SAP América Latina construiu uma marca baseada no forte compromisso de gerar resultados consistentes, desenvolver liderança e investimentos e impulsionar o crescimento dos clientes por meio de parcerias estratégicas. Estou empolgado com essa nova oportunidade de expansão da liderança e espero continuar fortalecendo a marca SAP nas Américas”, afirma Cardenuto.

Além da alteração na região das Américas, a SAP anuncia o realinhamento das regiões EMEA (Europa, Oriente Médio e África) e DACH (Alemanha, Áustria e Suíça) a fim de materializar as oportunidades de crescimento na Europa e na região do Oriente Médio. Seguindo essas ideias, a SAP forma uma nova região de operações denominada MEE (sigla em inglês para Europa Central e do Leste), que incluirá as unidades de mercado CEI (Comunidade dos Estados Independentes - antiga União Soviética) e as correspondentes a suas antigas regiões europeias DACH e CEE (Europa Central e do Leste). Michael Kleinemeier, atual diretor-chefe da SAP DACH, vai liderar a região MEE na qualidade de presidente regional e continuará se reportando a Robert Enslin.

A nova região EMEA inclui os países nórdicos, Reino Unido, França, Benelux (sigla em inglês para Bélgica e Luxemburgo), Itália, Espanha, Grécia, Portugal, Turquia, MENA (sigla em inglês para Oriente Médio e África do Norte) e África. Franck Cohen continuará sendo o presidente regional da EMEA e também se reportará a Enslin. A nova abordagem regional permitirá que a SAP tenha mais benefícios com seus excelentes níveis de experiência e conhecimento e também com as ótimas habilidades que possui sua força de trabalha nas regiões DACH e EMEA, com o objetivo de acelerar o ritmo de crescimento nas áreas CIS, MEE e MENA.

Steve Watts seguirá desempenhando suas funções como presidente da região APJ (Ásia-Pacífico e Japão), sem mudanças.  
As áreas funcionais de vendas, demanda e oferta de serviços da SAP serão incorporadas às organizações regionais correspondentes, com a finalidade de permitir que os clientes se beneficiem de uma força de campo combinada e fortalecida que concentrará seus esforços na otimização do ciclo de geração do valor, desde a vinculação e obtenção de licenças até a implementação eficaz dos sistemas.

Sobre a SAP
Como líder do mercado mundial de aplicações de software empresarial, a SAP (NYSE: SAP) ajuda empresas de todos os tamanhos e setores do mercado a funcionar melhor. Ao abranger desde a operação à análise executiva e de desktops até dispositivos móveis, a SAP capacita pessoas e organizações a trabalhar juntas e a explorar os negócios com mais eficiência para manter-se à frente da concorrência. Os serviços e aplicativos da SAP dão a mais de 197 mil clientes no mundo (incluindo aqueles provenientes da aquisição da SuccessFactors) condições para operar, decidir, adaptar e colaborar melhor e crescer com sustentabilidade. Para mais informações, acesse www.sap.com.br, a sala de imprensa http://brasil.news-sap.com/ e siga no Twitter @SAPNotíciasBR.

Informações para a imprensa
Grupo TV1 - Assessoria de Imprensa da SAP do Brasil

Laura Gonçalves, lgoncalves@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0353
Olívia Nercessian, onercessian@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0423
Raquel Arruda, rarruda@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0354
SAP do Brasil
Cris Brito, cris.brito@sap.com, Tel. 11 5503-3138
Luciana Coen, luciana.coen@sap.com, Tel. 11 5503-2554

(*) A SAP define software de negócios como aplicações de planejamento de recursos empresariais e outras relacionadas.

Quaisquer declarações contidas neste documento que não sejam fatos históricos constituem declarações de expectativas, conforme definido pela Reforma do Código Contencioso de Títulos e Valores Privados nos Estados Unidos de 1995. Termos tais como ‘antecipar’, ‘acreditar’, ‘estimar’, ‘esperar’, ‘projetar’, ‘pretender’, ‘poder’, ‘planejar’, 'projetar’, ‘prever’, ‘deveria’, e 'será’, assim como expressões semelhantes na medida que estejam relacionadas com a SAP são incluídos com a intenção de identificar tais declarações de expectativas. A SAP não assume qualquer responsabilidade por atualizar ou revisar publicamente quaisquer de tais declarações de expectativa. Todas as declarações de expectativas citadas estão sujeitas a diversos riscos e incertezas, que poderiam fazer com que os resultados efetivos difiram materialmente das expectativas geradas. Os fatores que poderiam afetar resultados financeiros futuros da SAP são discutidos de maneira mais minuciosa nos documentos apresentados pela SAP à SEC (Securities and Exchange Commission) dos Estados Unidos, incluindo o mais recente Relatório Anual da SAP protocolado junto à SEC em Formulário 20-F. Os leitores ficam avisados de que não é prudente confiar exageradamente nas declarações de expectativa em questão, já que estas somente são válidas para as datas correspondentes à sua divulgação. Copyright © 2008 SAP AG. Todos os direitos reservados.

Direitos Autorais © 2009 SAP AG. Todos os direitos reservados. SAP, R/3, mySAP, mySAP.com, SAP NetWeaver e demais produtos e serviços da SAP aqui mencionados, assim como seus respectivos logotipos, são marcas comerciais ou marcas comerciais registradas da SAP AG na Alemanha e outros países ao redor do mundo. Todos os demais nomes de produto ou serviço aqui mencionados são marcas comerciais de suas respectivas companhias. Os dados contidos no presente documento são oferecidos com finalidades unicamente informativas. As especificações dos produtos podem variar de um país para outro.