Cooperativa de Minas Gerais investe cerca de R$ 6 milhões em pacote de aplicações SAP

Com a aquisição de seis aplicações, COOPA pretende melhorar a gestão do negócio, além de reforçar a governança e garantir mais aderência e transparência aos dados da organização

A Cooperativa Agropecuária de Patrocínio (COOPA), localizada na cidade mineira de Patrocínio, adquiriu um pacote de aplicações da SAP para aprimorar a gestão do negócio e dos processos. O contrato abrange a implementação de sete soluções que serão usadas pela sede administrativa, além das demais unidades, localizadas na região do Alto do Parnaíba (MG).

Com mais de 50 anos de mercado, a COOPA é uma sociedade cooperativa criada para repassar insumos e produtos agropecuários para seus sócios e que reúne: Laticínio COOPA, Fábrica de Rações e Sais Minerais, Loja Agrícola, Loja de Conveniência, 4 Lojas Agroveterinárias, 2 Supermercados e 2 Postos de Combustíveis.

Em uma iniciativa para melhorar a gestão do negócio e o relacionamento com seus cooperados, a COOPA implementará os módulos de gestão para as áreas de Marketing, Finanças, Suprimentos e Vendas, além de soluções para gerenciamento de operações comerciais (SAP Retail), de crédito e de nota fiscal eletrônica, planejamento orçamentário de despesas e investimentos e a aplicação SAP Screen Personas, que permite customizar as telas do software de gestão SAP ERP.

Para Elocir Nunes Pereira, gestora de projetos da COOPA, a implementação das ferramentas SAP tem como objetivo contribuir com o crescimento integrado e sustentável da COOPA, por meio do alinhamento da tecnologia da informação ao negócio. “Esperamos reforçar a credibilidade e a segurança dos dados. Além disso, outro importante benefício é o fato de podermos contar com uma integração total das informações de todos os departamentos da cooperativa, explica a executiva.

Com o investimento aproximado de R$ 6 milhões em consultoria e aquisição de software e equipamentos de tecnologia, o projeto envolve uma equipe de cerca de 40 profissionais. “Acredito que, mesmo de forma indireta, todos os colaboradores da COOPA estão envolvidos nesse grande projeto, totalizando 426 pessoas”, comenta Elocir.

Em 2013, a SAP que estabeleceu expandir sua atuação em regiões fora do eixo Rio – São Paulo, tem obtido resultados positivos em sua estratégia. “Para a SAP ter um grande cliente como a COOPA é reforçar ainda mais sua força de atuação regional,” diz Ricardo Medina, Vice-presidente de Vendas para a rede de Parceiros Globais da SAP.

Atualmente, a cooperativa está presente em 14 municípios do Estado de Minas Gerais. Ao todo, são 2.911 cooperados que usufruem de sua estrutura física e se beneficiam com os serviços prestados pela organização.

Sobre a COOPA
Em 1993, a COOPA iniciou o debate sobre a criação dos Comitês Educativos Cooperativistas, discutindo o assunto em assembleia com representantes da OCEMG (Organização e Sindicato das Cooperativas do Estado de Minas Gerais) e conselheiros. A ideia foi aprovada por ser um meio de divulgação do cooperativismo na classe rural e por facilitar a melhor integração e participação dos associados na vida da Cooperativa. O passo seguinte foi a mobilização dos associados com empenho de um colaborador. Em 1998, o projeto concretizou-se com a reforma estatutária da COOPA. Em setembro do mesmo ano, aconteceu a primeira reunião de cooperados para a formação dos Núcleos Educativos: tornou-se realidade a primeira Comunidade Cooperativista, em Lajinha, Patrocínio/MG.Cada comunidade se reúne a cada 60 dias. As reuniões são organizadas pelos próprios cooperados com apoio de um colaborador da COOPA. A diretoria da cooperativa sempre se faz presente às reuniões, acompanhados de gestores de cada área. Quando solicitado pelos associados, são ministradas palestras com temas também sugeridos por estes.

Sobre a SAP
Líder mundial no mercado de aplicações de software empresarial, a SAP (NYSE: SAP) ajuda empresas de todos os tamanhos e setores do mercado a funcionar melhor. Ao abranger desde a operação à análise executiva e de desktops até dispositivos móveis, a SAP capacita pessoas e organizações a trabalharem juntas e a explorar os negócios com mais eficiência para manter-se à frente da concorrência. Os serviços e aplicativos da SAP dão a mais de 261 mil clientes no mundo condições para operar, decidir, adaptar e colaborar melhor e crescer com sustentabilidade. Para mais informações, acesse o site www.sap.com.br, a sala de imprensa http://brasil.news-sap.com/ e o Twitter @SAPNotíciasBR.

Informações para a Imprensa
Grupo TV1 - Assessoria de Imprensa da SAP Brasil

Alex Cabral, acabral@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0406
Laís Kokumai, lkokumai@tv1rp.com.br, Tel.11 3677 0834
Laura Gonçalves, lgoncalves@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0353
Talita Marcon, tmarcon@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677 0423
SAP Brasil
Luciana Coen, luciana.coen@sap.com, Tel. 11 5503-2554

Fechar esta janela descartará qualquer informação inserida e levará você de volta à página principal