SAP investe em Mobile Banking como uma das principais tendências de mercado na América Latina

Segundo análises de mercado, até o final deste ano devem existir 49 milhões de usuários de m-Banking na região, podendo chegar a 140 milhões em 2015Segundo análises de mercado, até o final deste ano devem existir 49 milhões de usuários de m-Banking na região, podendo chegar a 140 milhões em 2015

A tecnologia de Mobile Banking será uma das principais tendências tecnológicas no curto prazo na América Latina, de acordo com dados de várias empresas de consultoria do mercado. Por esse motivo, o tema terá um lugar de destaque para a SAP Brasil durante o CIAB FEBRABAN 2012 – Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras - maior evento do setor na América Latina, que ocorre entre os dias 20 e 22 de junho, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

As análises de mercado são conclusivas. De acordo com a empresa Pyramid Research, por exemplo, haverá 49 milhões de usuários de m-Banking até o final deste ano na América Latina, valor muito superior aos 18 milhões registrados em 2011 e em um franco caminho ascendente rumo aos 140 milhões esperados até 2015. Por outro lado, a consultoria FC Business Intelligence estima que as transações financeiras móveis na região vão somar US$ 63 bilhões até 2014.

Existem diferentes variáveis que permitem afirmar que o boom da adoção das operações bancárias móveis está muito próximo: o elevado nível de penetração móvel na América Latina, superior a 100%, as condições econômicas estáveis e, fundamentalmente, a existência de um alto percentual da população que ainda não usufrui dos serviços bancários. Esta última razão faz com que a chegada a esse público, que dispõe de dispositivos móveis, seja um desafio e uma oportunidade a ser rapidamente desenvolvida.

Há também alguns elementos a melhorar. Até o momento, a maioria dos bancos na região concentra seus esforços de m-Banking em incorporar aplicativos para smartphones e aprimorar o canal para navegadores móveis, mas as funcionalidades de m-Payment (pagamento móvel) estão ainda em fase preliminar. Além disso, ainda há uma barreira cultural que faz com que os usuários tenham receio de fraudes e de se tornarem vítimas de ataques cibernéticos durante as operações realizadas por essa via.

Dentro do portfólio da SAP, destaca-se a plataforma Sybase 365 Mobile Services, que oferece um sistema avançado para m-Banking, incluindo movimentação de contas, histórico de transações, detalhes sobre os diferentes produtos contratados com a entidade financeira, gestão de cartões, gerenciamento de reclamações, notificações e alertas, relatórios e integração com processos de backoffice, entre outros recursos. Todas as funções sobre soluções seguras e confiáveis, que utilizam mais de 900 operadoras e prestadores de serviços em todo o mundo, por meio dos quais atingem 4,2 bilhões de usuários. A Sybase 365 foi escolhida como operadora da MasterCard para a América Latina como parte de seu Mobile Money Partnership Program (MMPP), que busca em sua fase de lançamento levar os serviços bancários a pessoas sem acesso formal a eles em mercados emergentes. A tudo isso se deve acrescentar que durante 2011 a SAP registrou na América Latina um crescimento de 43% no setor bancário.

"A inovação tecnológica por meio de ferramentas móveis está sendo posicionada como a principal fonte de oportunidades em segmentos como os de bancos e serviços financeiros, cada vez mais caracterizados por uma forte competitividade e pela necessidade de as empresas do setor serem lucrativas e gerarem lealdade com cada um dos clientes", explica Tonatiuh Barradas, vice-presidente da SAP da América Latina para o segmento de bancos. "As soluções da SAP e da Sybase, combinadas, atendem a todas as necessidades dos bancos e os preparam para que possam ingressar na nova dinâmica imposta pelo mercado totalmente fortalecido", acrescenta.

Sobre a SAP
Como líder do mercado mundial de aplicações de software empresarial, a SAP (NYSE: SAP) ajuda empresas de todos os tamanhos e setores do mercado a funcionar melhor. Ao abranger desde a operação à análise executiva e de desktops até dispositivos móveis, a SAP capacita pessoas e organizações a trabalhar juntas e a explorar os negócios com mais eficiência para manter-se à frente da concorrência. Os serviços e aplicativos da SAP dão a mais de 190 mil clientes no mundo (incluindo aqueles provenientes da aquisição da SuccessFactors) condições para operar, decidir, adaptar e colaborar melhor e crescer com sustentabilidade. Para mais informações, acesse www.sap.com.br, a sala de imprensa http://brasil.news-sap.com/ e siga no Twitter @SAPNotíciasBR.

Informações para a imprensa
Grupo TV1 - Assessoria de Imprensa da SAP do Brasil
Laura Gonçalves, lgoncalves@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0353
Olívia Nercessian, onercessian@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0423
Raquel Arruda, rarruda@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0354
SAP do Brasil
Cris Brito, cris.brito@sap.com, Tel. 11 5503-3138
Luciana Coen, luciana.coen@sap.com, Tel. 11 5503-2554

Fechar esta janela descartará qualquer informação inserida e levará você de volta à página principal